BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Trabalho do fotógrafo Wolney Teixeira será exposto no Centro Cultural da Caixa Econômica"

Pela primeira vez, o fotógrafo Wolney Teixeira terá uma exposição fora de Cabo Frio. Na mostra “Wolney Teixeira: o sal da Terra”, que será realizada no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no centro do Rio, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de junho, às 19h, a população carioca terá acesso ao vasto acervo do fotógrafo cabofriense.

Com curadoria do jornalista e professor Mauro Trindade, a exposição traz registros de Cabo Frio e da Região dos Lagos dos anos 1930 a 1970, e ficará aberta à visitação até o dia 31 de julho de 2011. Esta será a primeira vez que o público carioca verá as imagens do acervo Wolney Teixeira, fotógrafo dos acontecimentos sociais de Cabo Frio e do dia a dia de seus moradores:

- Nós temos muito orgulho em participar deste processo. É o grande momento de Wolney Teixeira ser conhecido no Brasil. Através desta exposição, muitas instituições importantes podem vir a conhecer o trabalho do nosso fotógrafo. E a Secretaria de Cultura também está investindo na edição dos livros catálogo, que serão parte da exposição – disse o Secretário de Cultura, José Correia.

Wolney Teixeira também retratou, em quase meio século de trabalho, a transformação da cidade colonial em balneário turístico, com a chegada dos automóveis, dos banhistas e da pesca submarina, documentando as transformações urbanas ocorridas na região. Foram selecionadas 50 imagens em grandes ampliações que exibem a beleza de uma Cabo Frio perdida no tempo. São paisagens com o casario colonial intocado, as igrejas e o convento barrocos, as salinas e barcos a vela e muitas praias virgens, além de fotos inéditas de grandes artistas e políticos brasileiros, como Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jânio Quadros e Luis Carlos Prestes.

Serviço - Centro Cultural da Caixa: Av. República Chile, 230 - Centro, Rio de Janeiro. Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às18h e sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Mais informações: (21) 2262- 8152.