BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 7 de julho de 2011

“Cabo Frio chora a morte do seu poeta popular José Casimiro”

José Casimiro,Poeta e Escritor
José Casimiro, no lançamento da
Antologia Essências, no Charitas
dia 28 de maio d 2011

Vítima de complicações respiratórias morreu na manhã desta segunda-feira (04), o poeta e escritor cabofriense, José Casimiro dos Santos. Zé Casimiro, como era conhecido no meio cultural e político, era uma figura extremamente carismática e por demais querido por pessoas de todas as idades.



O escritor, que mantinha uma banca de livros, nasceu no Nordeste e, mais tarde, foi para Niterói trabalhar como sapateiro. Depois, veio para Cabo Frio, onde trabalhou no mesmo ofício, sendo depois fiscal da Prefeitura. Finalmente dedicou-se integralmente à literatura.

Em março de 2010, a Secretaria de Cultura inaugurou o Corredor Cultural, ao lado do Charitas, e lá instalou a “Banca dos Escritores” , do próprio “Zé Casimiro” , como era conhecido. A Banca já tinha 25 anos de existência e, à época, em 2010, contava com 63 livros de autores da cidade, incluindo dele próprio. “Fiquei muito feliz em receber essa homenagem. Para isso, precisou ter união e esforço de todos. Hoje, a minha banca conta com 63 escritores cabofrienses, mas sei que esse número vai aumentar” , afirmou Casimiro no dia da inauguração.


O ator e diretor José Antonio Mendes lamentou muito o falecimento do amigo:


- Cabo Frio perdeu hoje um dos maiores poetas. Um homem extremamente generoso, conciliador e sensível, preocupado com questões ambientais e culturais. Com sua banca, encantava jovens e crianças.


O escritor Célio Mendes, muito amigo do poeta, diz que esta é uma perda irreparável para a cidade:


- Eu era amigo do Zé Casimiro de longas datas. Em 1963, eu o empossei como diretor conselheiro da Sociedade Santa Helena, cargo que ocupou até os dias de hoje. Além disso, também era membro da Academia Cabofriense de Letras. Era um amigo muito próximo, serviu a Cabo Frio, tinha sempre uma preocupação com a cultura. Ele se identificava muito com a nossa cidade, apesar de não ter nascido e crescido aqui – diz.


O Secretário de Cultura, José Correia, também lamenta a morte de “Zé Casimiro” , como era conhecido:

- Lamentamos muito o falecimento do Casimiro, que foi um poeta popular em nossa cidade. O que nos conforta é que o valor dele foi reconhecido em vida – afirmou o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário