BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Festa de Artes Cênicas Internacional

Festa de Artes Cênicas Internacional De 28 a 31 de julho Grupo Contadores de Estórias comemora 40 anos com festa de artes cênicas internacional em Paraty


PROGRAMAÇÃO:

Quinta, dia 28 de julho - 21h Teatro Espaço
Grupo Contadores de Estórias - Paraty, Brasil

Flutuações
“Cenas do cotidiano tecidas em cores suaves e tons pastel.

De permeio, um lenço vermelho, um guarda chuva amarelo, um moço garboso e um romance, macio e carinhoso...

Imagens de um mundo flutuante. Momentos vagando no ar.” Marcos Caetano Ribas

Flutuações é um espetáculo para adultos, sem palavras, que teve como principal fonte de inspiração os famosos Ukiyo-e, as xilogravuras japonesas do período Edo, meados do século XVIII até meados do século XIX e situações coletadas pelo Grupo pelas ruas da cidade de Paraty, onde se encontra a sede da companhia.

Foram diversas excursões, com lápis, papel, olho vivo e câmera na mão, estudando, registrando e fotografando no sol e na chuva, pessoas em situações do dia a dia da cidade, para compor os “retratos” que formam a base do espetáculo.

As cenas, extraídas destas gravuras e destes retratos do cotidiano, fazem com que bonecos e atores bailarinos saltem das figuras bidimensionais, flutuando para fora do papel, e criando uma terceira dimensão.

24º espetáculo do Grupo Contadores de Estórias, Flutuações reúne elementos que já se tornaram a marca do grupo: os bonecos pequenos e quase vivos; a ausência de texto; a movimentação coreografada de bonecos e atores bailarinos e a temática poética que transforma o espetáculo em uma seqüência de hai-kais cênicos.

Concepção e direção Marcos Caetano Ribas, com Rachel Ribas, Branca Borba, Diana Del Pinho, Carolina Franco e Kadu Santoro.

Flutuações tem patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo Fiscal, dos Correios e da Secretaria de Estado de Cultura - RJ


Sexta, dia 29 de julho - 19h Praça da Santa Rita


CircoLos / Grupo Contadores de Estórias - Brasil e Espanha


Memórias de Um Tigre de Circo


Memórias de Um Tigre de Circo é um espetáculo que mescla técnicas circenses com coreografias tradicionais e bonecos. É a visão de um tigre sobre o universo do circo.


O Tigre faz número de parada de mão, luta com um gladiador romano, toca bombardino, caracteriza-se de malabarista, palhaço, elefante, mágico, girafa (que come na mão do público), encantador de serpente, chimpanzé amestrado...


E por fim incorpora Titi, a grande paixão do nosso personagem, que faz um número cômico de equilíbrio em barra fixa, vestido de bailarina clássica.


Ao final o Tigre retorna para a jaula ao som da música de “A Morte do Cisne” e terminando o espetáculo de maneira dramática.
Concepção Marcos Caetano Ribas e Boris Ribas (o Tigre), com Boris Ribas, Rosa Pelaez e Igor Buzato.


http://www.circolos.es/


Patrocínio Institut Ramon Llull


Sexta, dia 29 de julho - 21h Teatro Espaço


Lançamento do Livro A Grandeza do Mundo em Pequenas Expressões - Grupo Contadores de Estórias, 40 Anos


Aos quarenta anos de idade, um grupo celebra mais do que um simples aniversário. Celebra a certeza de ser pertinente, ou não teria durado, de ser eficaz, ou não teria sobrevivido. Os quarenta anos do Grupo Contadores de Estórias, sua trajetória de Nova York, onde começou, a Paraty, onde está há 30 anos, passando pela Espanha, Holanda, Rio, todas as Américas, foram transformados num lindo livro, com textos, fotos e ilustrações de artistas que fazem e fizeram parte da história do Grupo.


Sábado, dia 30 de julho - 19h Praça da Santa Rita


Cie. Coatimundi - França


L'Archange et la Dompteuse (O Arcanjo e a Domadora ou A Revanche do Caracol)


É uma história de amor ao mesmo tempo doce e colérica, uma diversão cheia de surpresas. De GRANDES surpresas.


Os personagens Séraphin e Cabotine pertencem ao mesmo mundo do Monsieur Hulot, do famoso cineasta francês Jacques Tati. O espetáculo conta a história de um solteirão que cria caracóis de corrida, e sua vizinha, também solteirona, cujas plantas atraem os caracóis fujões. Através de uma sucessão de mal-entendidos e peripécias engraçadas, os dois vizinhos se atormentam, sem perceber que isto é a graça de suas vidas. Eles não podem viver um sem o outro, mas isto é a última coisa que vão admitir.


É um teatro de imagens que apresenta os acontecimentos em cascata, e que envolve o público no seu jogo. Para todas as idades, à maneira do cinema mudo, cheio de surpresas em várias escalas.


Criação e atuação: Jean-Claude Leportier e Catherine Kremer cie.coatimundi.perso.neuf.fr/


Sábado, dia 30 de julho - 21h Teatro Espaço


Sandglass Theater - EUA


Autumn Portraits (Retratos Outonais)


Desde sua criação em 1980, este espetáculo solo ganhou prêmios na Australia, Hungria, e uma Citação de Excelência da UNIMA (União Internacional de Marionetistas). Autumn Portraits é um espetáculo solo que envolve bonecos e máscaras, formado por cinco vinhetas interligadas, cada uma mostrando um personagem boneco relacionando-se com seu manipulador, que às vezes é apresentado como uma figura mascarada, e às vezes simplesmente como uma voz que vem do céu. Os bonecos de vara, confeccionados por Eric Bass, são personagens no outono de suas vidas, e apresentam suas histórias em gestos precisos, confrontando seu passado, sua existência, e sua morte.


Concepção e atuação - Eric Bass / Direção - Richard Edelman


www.sandglasstheater.org/


Domingo, dia 31 de julho - 19h Praça da Santa Rita


Tortell Poltrona - Espanha


Jaume Mateu é Tortell Poltrona, famoso palhaço catalão, criador do Circ Cric e da ONG Palhaços Sem Fronteiras, que reúne artistas que se apresentam voluntariamente em zonas de conflito no mundo inteiro.


Seu show, apresentado por Montserrat Trías, tem a colaboração especial do CircoLos (Boris Ribas, Rosa Pelaez e Igor Buzato), e da Baro D’Evel Cirk Cie (Blaï Mateu e Camille Decourtye). Um passeio pelas emoções vividas, onde se funde o passado e o presente, onde se forja o futuro, em um espetáculo trepidante.


http://www.circcric.com/


Patrocínio Institut Ramon Llull


FACIn - Festa de Artes Cênicas Internacional tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Paraty, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo


Flutuações - Ficha Técnica:


Concepção e Direção: Marcos Caetano Ribas


Bonecos e adereços: Rachel Joffily Ribas


Figurino: Lucila Proença


Cenário: Patrícia Sada


Direção Musical: Marcos Maffei e Marcos Caetano Ribas


Iluminação: Ricardo Reichmann


Intérpretes:


Branca Borba


Carolina Franco


Diana Del Pinho


Kadu Santoro


Rachel Ribas


Design Gráfico: Isabel Petri e Daniele Pascoaleto


Comunicação e Marketing: Articultura / Arbora


Fotos: Giancarlo Mecarelli


Assistente de Produção: Flora Petri


Administração: Leliane Silva


Aderecistas:


Rachel Ribas


Fernanda Macedo


Montagem de cenário: Fernanda Macedo


Produção: Contest Produções Culturais Ltda.

0 comentários:

Postar um comentário