BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 13 de julho de 2011

I Semana de Gastronomia e Cultura de Araruama, RJ


A cidade litorânea de Araruama, localizada a cerca de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, vai sediar a I Semana de Gastronomia e Cultura nos dias 29, 30 e 31 de julho. O evento vai reunir os melhores hotéis e restaurantes do município, que vão oferecer ao público seus principais pratos acompanhados de atrações culturais como música, teatro, artes cênicas, dança e artes plásticas. O objetivo do projeto é divulgar os estabelecimentos de gastronomia e hotelaria da cidade, elevando o conceito turístico da região.

Paralelamente ao evento, acontecerão vários cursos, aulas, atividades culturais e palestras gratuitas com convidados especiais destinadas ao público e aos profissionais da área. Além disso, está prevista um feira de produtos organizada pela Associação de Pescadores Artesanais de Araruama, Pequenos Produtores Agrícolas e EMATER.

Segundo André Mônica, prefeito de Araruama, "a cidade tem um potencial muito grande para se consolidar como um município turístico. Temos praia de mar, temos a Lagoa de Araruama, prédios históricos, um clima fantástico, mas acreditamos que a criação desta Semana de Gastronomia e Cultura será um grande diferencial para aumentar o fluxo de turistas na baixa temporada". Mais informações no site: www.araruama.rj.gov.br

PARCERIAS INSTITUCIONAIS: Prefeitura de Araruama – Secretarias de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Comunicação; FAETEC; Universidade Candido Mendes; SEBRAE; Pólo de Gastronomia e Cultura de Araruama; Convention Bureau e UNIHOTÉIS.

DIA 1 (29/07/2011): A solenidade de abertura da semana de gastronomia será no teatro Municipal. Paralelamente estará ocorrendo em praça pública, nos arredores do teatro, uma feira onde os produtos da região serão apresentados junto com a associação de pescadores artesanais de Araruama, os pequenos produtores agrícolas e a EMATER.

Haverá também o lançamento do livro sobre as belezas da cidade; “Show Aula” de gastronomia ao vivo com o chef Márcio Moreira (programa MAIS VOCÊ, Rede Globo de televisão); eventos nos restaurantes e hotéis participantes.

DIA 2 (30/07/2011): FAETEC – Aula show de gastronomia chef Alejandra Faúndez (Chile), sobre como preparar frutos do mar com frutas cítricas locais. Neste dia terá uma palestra SEBRAE, apresentação artística e eventos nos restaurantes e hotéis participantes.

DIA 3 (31/07/2011):

* Palestra UCAM – Kátia Cardoso
* Palestra IACAM – Alberto de Gois
* Feira de produtos locais. (peixes, frutos, etc...)
* FAETEC – Aula show Chef Márcio Moreira
* Palestra – Conheça os produtos de Araruama
* Evento artístico
* Encerramento
* Eventos nos restaurantes e hotéis participantes.

0 comentários:

Postar um comentário