BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 26 de julho de 2011

Municípios da Região dos Lagos se encontram para definir uma agenda comum para a I Semana Fluminenses do Patrimônio 2011

Convite do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos, vários municípios desta região do estado e das Baixadas Litorâneas se reuniram em Barra de São João para discutir uma pauta comum de eventos no campo do patrimônio a ser realizado em agosto de 2011. Tal articulação decorre do planejamento para a I Semana Fluminense do Patrimônio 2011.



Evento planejado por uma diversidade de instituições fluminenses do campo da preservação (dentre elas IPHAN, o INEPAC, a UFRJ, o MAST, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Casa Rui Barbosa e a Casa de Oswaldo Cruz), a I Semana Fluminense de Patrimônio está programada para acontecer no período de 13 a 21 de agosto deste ano, articulando ações diversas no interior do estado e na capital, tendo como intuito fundamental promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense. Planeja-se que, de 13 a 16 de agosto, os eventos e ações concentrem-se nos municípios do interior do estado e no restante da semana na capital.


O I Encontro Técnico dos Municípios da Região dos Lagos 2011, ocorrido hoje em Barra de São João, tratou do início da pactuação de uma agenda consorciada entre os municípios da Região dos Lagos para o evento. Visitas guiadas, concursos fotográficos, palestras, manifestações culturais tradicionais em espaços públicos, exibição de vídeos documentários regionais, trilhas regionais interpretativas, festivais de folclore e muitas outras propostas foram listadas pelos gestores municipais, distribuindo ações a serem implantadas na ocasião do evento em Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Carapebus e Quissamã.

Deliberada uma agenda preliminar, ficou agendada para o próximo dia 13/07/2011, novamente em Barra de São João, um novo encontro de planejamento envolvendo os municípios que se fizeram presentes e outros já envolvidos nas ações conjuntas, que desde 2009 vem sendo articuladas entre os municípios da Região dos Lagos e o Escritório Técnico do IPHAN local. Nesta oportunidade se pretende definir uma programação oficial a ser divulgada ao público em geral na segunda quinzena de julho.

0 comentários:

Postar um comentário