BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 19 de julho de 2011

TÔCO - O POETA DA MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

Há quem o considere o “Cartola de Padre Miguel”… O que não resta dúvidas é de que trata-se de um dos maiores baluartes da história da nossa Verde e Branco de Padre Miguel. Antônio Correia do Espírito Santo, ou simplesmente Tôco, poeta maior da nossa Estrela-Guia, escola que ele cantou e encantou em verso e prosa.

Nascido em 1936, Tôco foi um dos fundadores da Mocidade Independente, sempre integrando a ala de compositores da escola. Com voz forte e afinada, ele trabalhou na noite carioca como crooner em diversos bailes e boates da cidade do Rio de Janeiro. No entanto sua maior paixão tinha nome e sobrenome: a Mocidade Independente de Padre Miguel, a quem chamava de “amante”.

O autor de grandes pérolas do nosso carnaval “levou” o concurso de sambas enredo na Padre Miguel por nove vezes. Isto sem contar as verdadeiras obras primas que ficaram pelo caminho e não puderam encantar o grande público, por conta de terem sido preteridas pela direção da escola. Dentre as obras de Tôco está o clássico “Rapsódia de Saudades”, do carnaval de 1971, uma preciosidade do carnaval, gravado anos mais tarde por ninguém menos que Alcione.

O nosso talentoso compositor também era pé quente. Dos cinco títulos no grupo principal, somente o de 1996 não leva a sua assinatura. Isso sem contar que o samba que embalou a vitória da escola em 1958, campeonato este que daria o direito da Mocidade desfilar entre “as grandes”, também entra para a galeria de obras de sua autoria.

Tôco passou para o encantamento no ano de 2006. Antes disso, porém, faturou o concurso que escolhera o samba que a Mocidade desfilaria no ano seguinte. Uma vitoria emocionante já que alguns versos saíram de um “amante” já debilitado pela doença que o consumira. Homenagem simplesmente? Absolutamente! Talento era a sua marca maior! Ele sim era acostumado a “cortejar a sua amante” querida!

Ela, moça faceira, sempre jogando seu charme a enfeitiçá-lo!

Hoje, Antonio Correia do Espírito Santo é energia que brilha e faz brilhar ainda mais, a sua amada “Estrela-Guia” da Zona Oeste.

“Pra Você, Mocidade” – Poesia de autoria de Tôco pelo cinquentenário da Mocidade

“Eu graças a Deus sou forte
Não maldigo a minha sorte
Apesar do que passei
Enfrentei batalha tão desigual
Para realizar o meu ideal

Olhe, veja quem sou
Foi a “Mocidade” que me ensinou
Que ninguém vive sem sambar
Hoje um escravo do samba eu sou

Tu acendeste do amor a chama
De quem nem sabes que tanto te ama
E que derramaria mil estrelas a teus pés
A este amor me entreguei apaixonadamente
Por isso às vezes sofro amargamente
A dor do amor que sofrem os menestréis”

Antônio Correia do Espírito Santo – Tôco
*1936 +2006

1 comentários:

Anônimo disse...

Toco nasceu em 28 de maio de 1935 tendo na carteira de identidade 30 de maio do mesmo ano, foi ganhador de 16 sambas enredos na mocidade, além dos sambas de quadra.Como foi dito, não ganhou mais sambas que ficariam na história da Avenida porque foi preterido pela diretoria.

Postar um comentário