BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 13 de agosto de 2011

Hoje é dia de vacinação infantil em todo o País


Crianças com menos de 5 anos devem receber a segunda dose da vacina contra paralisia infantil. Em alguns Estados têm a vacinação contra o sarampo.


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
Crianças que receberam a primeira dose da vacina contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil, devem retornar aos postos de saúde neste sábado para a segunda etapa da imunização. De acordo com o Ministério da Saúde, menores de 5 anos que não se vacinaram contra a doença também devem ser levados às unidades de saúde.
A meta é imunizar mais de 14,1 milhões de crianças, o equivalente a 95% da população nessa faixa etária. Ao todo, 115 mil postos de vacinação em todo o país estarão em funcionamento. A primeira etapa da campanha contra a poliomielite foi promovida em 18 de junho.
A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Apenas em caso de doenças graves a criança não pode tomar a gotinha. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e, mesmo que ela esteja atrasada, a criança receberá a nova dose.
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda, transmitida por vírus, que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte.
São Paulo
Na capital paulista, a abertura da segunda etapa da campanha será realizada às 8h no Parque do Ibirapuera. Entre 8h e 15h, as crianças poderão ser vacinadas e brincar em um parque infantil montado para o evento, com piscina de bolinhas, pula-pula e palhaços, além de participar de atividades lúdicas, como pintura de rosto, e ganhar máscaras do Zé Gotinha.
Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, 2,85 milhões de crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas. Nesta fase, serão mobilizados aproximadamente 14,8 mil postos fixos e volantes e 58,3 mil profissionais em todo o Estado, em parceria com as prefeituras.
“Os pais e responsáveis devem proteger seus filhos contra a poliomielite, levando as crianças para tomar a segunda dose da vacina Sabin. Desta forma, todos colaboram para evitar o retorno da circulação do vírus causador da doença ao Estado”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos.
Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de janeiro oferece 600 mil doses da vacina em mais de 1.100 postos fixos e volantes em toda a cidade, entre unidades de saúde, praças, escolas e igrejas, entre outros. Os locais de vacinação funcionam das 8h às 17 horas.
Sarampo
A vacinação contra o sarampo será realizada em crianças de um a sete anos no Distrito Federal e em mais 18 Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins).
Até o mês de maio deste ano, foram confirmados dez casos de sarampo em Estados do Brasil, sendo três no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul, um em São Paulo, um na Bahia, um no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal. Todos esses casos foram de pessoas não vacinadas que viajaram ao exterior ou que tiveram contato com viajantes portadores da doença.



0 comentários:

Postar um comentário