BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOTÍCIA DE SAQUAREMA

SAQUAREMA EM FESTA PARA LOUVAR NOSSA SENHORA DE NAZARETH

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
Saquarema prepara uma grande festa para comemorar o dia de Nossa Senhora de Nazareth, na quarta-feira 8 de setembro. Berço da devoção à Santa e local onde foi realizado o primeiro Círio de Nazareth no Brasil, a cidade terá doze dias de programação -de 30/8 a 10/9 - para homenagear sua padroeira.
Esse ano, Prefeitura, Irmandade e Paróquia estão trabalhando juntas na organização do evento, considerado o mais importante do município. “Essa união é altamente benéfica para a festa e resgata a valorização da data”, avalia o secretário de Turismo, Armando Euhrefreund. A abertura oficial vai acontecer no dia 31 de agosto, quando haverá procissão saindo da Igreja de São João Batista, às 19h30.
Para louvar Nossa Senhora, haverá o Círio das Águas, uma procissão de barcos que percorrerá a Lagoa de Saquarema partindo do bairro dos Jardins em direção ao Centro, e o Círio das Rodas, romaria de bicicletas, carros e motos ornamentados, que partirá da igreja Matriz, dando a volta em todo o município. A programação conta ainda, com missas em diferentes horários e a tradicional procissão pelas ruas do Centro, seguida de grande queima de fogos.
Gastronomia e diversão também não faltarão nesses dias de comemoração. Um show católico da Banda Vida Reluz e dez grupos de forró, MPB, rock, blues e outros gêneros musicais vão animar o público na Praça do Artesanato. Barraquinhas com souvenirs, artesanatos, roupas e alimentação estarão organizadas por setor, para que as pessoas possam circular com conforto pelo Centro da Cidade. Além dessa vasta programação, a quarta edição Festival Gastronômico O Gosto de Agosto também estará acontecendo. No evento, restaurantes apresentam novidades em seus cardápios, oferecendo entrada, prato principal e sobremesa pelo preço fixo de R$ 44,00.
O culto à Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema é considerado um dos mais antigos do país. Os primeiros relatos são do século XVII. Conta-se que, depois de uma violenta tempestade, pescadores de Saquarema teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora numa rede de peixes. Ela, então, foi levada para uma cabana para ser cultuada, mas desaparecia para ser novamente descoberta no dia seguinte no alto da pedra que divide as duas praias da cidade. O desfecho dessa história só se deu com a construção no local da igreja matriz da Virgem de Nazareth, em pedra e cal, em 1837.
Esse ano, assim como aconteceu em 2008 e 2009, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazareth, de Belém do Pará, visitará o município em reconhecimento a Saquarema como berço da fé na Santa, no país. A visitação irá acontecer no dia 1 de setembro, com missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, na Igreja Matriz, ao meio dia. Devido ao culto a Nossa Senhora de Nazareth, Belém e Saquarema assinaram um protocolo de intenções há dois anos para se tornarem cidades irmãs. Saquarema também deverá ser tornar Santuário nos próximos anos, conforme vem trabalhando a Arquidiocese de Niterói.

Programação Religiosa:
.
Celebração da Santa Missa, celebrada pelo Exmo. Revm°. Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

30/08- INÍCIO DA NOVENA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE NAZARETH (TERÇA-FEIRA)

19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento.
20h - Celebração da Santa Missa


31 DE AGOSTO - ABERTURA DAS FESTIVIDADES (QUARTA-FEIRA)

19:30h - Procissão com a Réplica da Imagem da Padroeira saindo da Igreja Filial de São João Batista para a Matriz.
20:30h - Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora.
21h - Celebração da Santa Missa.
22:30h – Apresentação do Coral Escola que Canta
24h- Abertura oficial das festividades com grande queima de fogos e participação da Banda Lira N. Sra. de Nazareth.

01 DE SETEMBRO

11:00h – Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth.
12:10h – Santa Missa celebrada pelo Exmº Revmº Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento.
20h- Celebração da Santa Missa.

02 DE SETEMBRO (NOVENA)

19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento.
20h- Celebração da Santa Missa.
03 DE SETEMBRO- SÁBADO

19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento.
20h- Celebração da Santa Missa.
21h – Show Católico com a Banda Vida Reluz

04 DE SETEMBRO- DOMINGO


08h- Círio das Rodas saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, passando pelos bairros de Boqueirão, Barra Nova, Jaconé, Sampaio Correia e Bacaxá. Na chegada, na Praça de N Sª de Nazareth, haverá benção dos veículos.
15h- Retreta com a Banda do Colégio Plínio Leite, na Praça Oscar de Macedo Soares.
17:30h – Celebração de Santa Missa na Igreja Matriz.
19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento.

05 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento
20h – Celebração da Santa Missa na Matriz.

06 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)

19h- Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço, Ladainha de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo Sacramento
20h – Celebração da Santa Missa na Matriz.


07 DE SETEMBRO- DIA DA PÁTRIA (QUARTA-FEIRA)


6h - Alvorada com repicar de sinos e queima de fogos em homenagem ao Dia da Pátria.
10h- Missa Solene pela Pátria na Matriz, com participação especial dos Corais Rainha Assunta e Cantavento-Ferlagos, sob a regência do Maestro Rui Capteville.
12h- Descida da Milagrosa Imagem da Padroeira Nossa Senhora de Nazareth para a visitação e veneração dos fiéis com a Recitação do Santo Rosário até às 18h.
14h- Círio das Águas saindo da Capela de São Judas Tadeu, no Bairro do Jardim, em direção a Matriz de N.S. de Nazareth..
16h- Passeata da Banda Lira N. Sra de Nazareth pelas principais ruas da cidade em comemoração ao Dia da Pátria.
18:30h – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora (Último dia da Novena).
20:00h - Santa Missa Vespertina da Natividade da Virgem na Igreja Matriz.
21:00h - Eleição da Nova Mesa Administrativa da VENERÁVEL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DE NAZARETH E DA NOVA JUÍZA para o período compromissal 2011/2012.


8 DE SETEMBRO- GRANDE DIA DO NASCIMENTO DE MARIA SANTÍSSIMA (QUINTA-FEIRA)

5h- Grande Alvorada, repicar de sinos, queima de fogos, com a banda de música percorrendo as principais ruas da cidade, anunciando as festividades do Dia da Padroeira.
MISSAS: 6h, 7h, 8h, 9h e 10h.
12h- Missa Solene em honra da Natividade da Mãe de Deus, celebrada pelo Revmº Padre Ademar Ermelindo Pimenta, Vigário Episcopal de São Gonçalo. Após a Santa Missa, descida da Imagem e Solene Coroação de Nossa Senhora de Nazareth.
13:30h - Exposição da Milagrosa Imagem para visitação e veneração dos fiéis com a Recitação do Santo Rosário até às 18h.
14h- Grandioso Leilão de prendas e animais de várias espécies na Praça Oscar de Macedo Soares.
18h- Missa dos Romeiros da Virgem de Nazareth na Igreja Matriz.
20h- PROCISSÃO LUMINOSA - DESCERÁ DE SEU SANTUÁRIO A RICA E HISTÓRICA IMAGEM DA MILAGROSA PADROEIRA N. SRA DE NAZARETH, EM ANDOR RICAMENTE ORNAMENTADO, PERCORRENDO, ASSIM, AS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE QUE ESTARÁ NESSA HORA DE EXCEPCIONAL VIBRAÇÃO, EXTRAORDINARIAMENTE ENGALANADA PARA PRESTAR AS SUAS HOMENAGENS À EXCELSA PADROEIRA. TOMARÃO PARTE A VENERÁVEL IRMANDADE E ASSOCIAÇÕES RELIGIOSAS COM SUAS INSÍGNIAS E ESTANDARTES.

21h – GRANDE QUEIMA DE FOGOS, VIBRANTE DEMONSTRAÇÃO DE FÉ E DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DE NAZARETH


PROGRAMAÇÃO MUSICAL a partir das 21h:

3/9_ Banda Vida Reluz
4/9_ Banda das Irmãs Dias (MPB) e Banda Fugga (MPB e outros).
6/9 _ Érica Vidal e Banda (MPB e outros) e Xamego Bom ( Forró)
7/9_ Banda Protocolo (Todos os Estilos) e Epidemia Rock Band (Rock)
9/9_ Pablo Reis e Banda (MPB e outros) e Banda Tripse (Estilo Malhação)
10/9_ Banda Natus (Rock e Rock Melody) e Rock N Road Band ( Blues e Rock)

0 comentários:

Postar um comentário