BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 15 de outubro de 2011

Alunos da Escola Centro Cultural -CEC de Rio das Ostras Visita o atelier do Mestre Francischetti

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

Nesta última Segunda feira dia 10 de outubro, o Artista Plástico Francischetti teve a honra de receber uma visita muito especial em seu atelier, Trata-se da Escola Centro Cultural -CEC de Rio das Ostras. A visita foi para que os alunos Gabriel, Julia, Maria, Rebeca e Sarah pudessem conhecer o atelier de um artista. Os referidos alunos foram trazidos pela Srª. Andréia Campos Professora de Educação Artística da Escola que chegaram às 09: 00 hora e ficaram atentos a tudo até as 11h30min. Como a Professora Andréia é uma Ex aluna do artista plástico , da Casa da Cultura e conhecedora de tudo o que êle faz a longo tempo, ao comentar sobre seu atelier despertou a curiosidade dos alunos em conhecer o artista, bem como o seu atelier e constatar pessoalmente um pouco do que êle faz. Assim que chegaram se encantaram com as suas bromélias em seu humilde jardim e aprenderam como cultivá-las em canos de PVC para que não proliferem mosquitos. Ao adentrarem em seu atelier ficaram encantados com a quantidade e a diversidade de estilos e pinturas que preenchiam as paredes. Francischetti começou a sua palestra explicando como tudo começou narrando os fatos que lhe tornaram a ser um pintor e em seguida começou a ensinar os alunos demonstrando como fazer tintas, telas e dando a eles rápidas noções de cores primárias, secundárias e suas complementares. Principalmente a importância das cores complementares para uma boa pintura e seus contrastes. Como os alunos sabiam que êle era um pintor que pinta muito rápido, deu a eles a oportunidade de verem a seqüência da pintura de uma tela 50x70 da sua série Pescadora. E ficaram extasiados diante da rapidez que trabalhou, foram apenas 2 minutos. Em seguida ofereceu a eles um singelo lanche regado à refrigerante. E fez uma surpresa, sorteou a tela que pintou entre todos e quem ganhou foi a aluna Maria que coincidentemente é a única que já é pintora de fato. E para que os outros não ficassem aflitos deu a cada um, seu cartão de visita e um cartão postal com a representação de uma pintura de sua autoria e autografou a todos que ficaram satisfeitos. Os alunos e professora agradeceram pela acolhida, pelo lanche e pela sua demonstração do seu atelier e principalmente de como o artista trabalha.


O Artista Francichetti ao despedir daqueles jovens, recebeu de cada um abraço que ficará pra sempre gravado não só no seu, mas com certeza em cada um daqueles coraçõezinhos que saíram radiantes de alegria por ter passado momentos de muita informação e aproveitamento para cada um. Francischetti disse que tinha a absoluta certeza de que essa pequena semente que a professora plantou em seus alunos, germinará e dará ótimos frutos.


Francischetti por sua parte ficou muito feliz em receber crianças em seu atelier exatamente dois dias antes da comemoração do dia das crianças. Terminou a visita falando: Que Deus abençoe a cada uma delas e que elas possam tirar algum proveito dessa singela visita.


Lembrou aos colegas artistas com uma mensagem: Aproveito para aqui conclamar aos meus colegas de arte que também abram seus ateliês a esses coraçõezinhos sedentos por aprendizado da nossa nobre profissão.
Parabéns Grande Mestre Francischetti, sempre supreendendo a todos com suas nobres atitudes...


Que Deus lhe abençoe sempre!!!





*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

0 comentários:

Postar um comentário