BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 22 de outubro de 2011

Projeto Poesias Mirins foi destaque nesta sexta-feira, no Porto do Saber
Iniciativa da escola Roberto Shoji homenageando Toquinho, Ruth Rocha e Eva Furnari

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
 
Os alunos da escola municipal Roberto Shoji realizaram, nesta sexta-feira (20), mais um encontro literário do projeto Poesias Mirins. O evento aconteceu a partir das 18 horas, no Porto do Saber. A entrada é foi gratuita.

Foi a quinta apresentação do projeto Poesias Mirins no Porto do Saber. Desta vez, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fizeram a leitura de poemas dos autores Toquinho, Ruth Rocha e Eva Furnari. “Os alunos também realizaram uma apresentação musical, utilizando a Linguagem de Sinais, exaltando a importância da igualdade e da valorização de todas as pessoas”, comentou a diretora da escola, Andréa Sodré Arruda, explicando: “O diferencial dessa apresentação é que os alunos de Ensino Média da EJA realizaram um resgate das suas ‘memórias’ e também produziram textos que retratam um pouquinho de suas vivências. Com certeza, foi um momento emocionante”.


O projeto Poesias Mirins envolve trabalho de pesquisa sobre autores literários, declamação das obras, reescritas e novas produções literárias, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e ampliar o repertório cultural dos alunos. Além da linguagem literária, os alunos estudaram, no último trimestre, linguagem teatral e corporal. O resultado de todo o trabalho também será apresentado durante a Semana Shojiana, no dia 1 de novembro. “Esse projeto transformou a realidade da escola”, destacou a diretora, prosseguindo: “Os alunos venceram paradigmas, aprenderam que a leitura liberta e mostraram que, independente da classe social, são capazes de aprender e se reconhecem como Poetas Mirins. Com certeza esse é o melhor resultado que poderíamos alcançar”.

Estrutura - Além do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne, num só lugar, biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet, sala de cinema com 44 lugares e a escola municipal Porto das Artes para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto SuperEscola. O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

0 comentários:

Postar um comentário