BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 12 de março de 2012

12 de MARÇO – DIA do BIBLIOTECÁRIO...

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
O Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.
Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.
 
No dia de hoje, lembramos de um profissional ainda pouco conhecido e muitas vezes mal compreendido: o Bibliotecário.
No imaginário popular, ele é alguém do sexo feminino, frequentemente de óculos e guardião do conhecimento, com um dedo indicador pronto a pedir silêncio; alguém sem formação para exercer aquela função.
librarian
Felizmente, este perfil modificou-se ao longo dos anos e hoje temos profissionais de ambos os sexos, às vezes com óculos, mas sem aquela postura rabugenta… Um profissional com curso superior, sempre buscando a atualização em sua área de atuação.
O bibliotecário é um cientista da informação, pois sua função é organizar e distribuir estes dados de forma eficiente, atendendo as necessidades de seus usuários. E a informação pode estar em livros, revistas ou em outros meios, como a internet, por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário