BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 DE MARÇO - DIA DO ARTESÃO...

*CLIQUE EM CIMAA IMAGEM PARA AMPLIAR


Dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro dos marceneiros, carpinteiros e também dos artesãos. O Blog Carlos Ribeiro, parabeniza e homenagea hoje, os amigos artesãos, artistas anônimos e artistas populares com seus trabalhos reconhecidos.



Desde que o homem se socializou, a necessidade de organizar sua vida o levou de uma forma instintiva, a desenvolver habilidades manuais. O trabalho artesanal era sua alternativa para ter mais conforto, construir suas casas e ferramentas de trabalho. Assim, por necessidade, o homem aprendeu a modelar o barro, esculpir pedras e madeiras e forjar o ferro.

*CLIQUE EM CIMAA IMAGEM PARA AMPLIAR

Mas o homem tem o sopro divino, foi feito à imagem e semelhança de Deus e sua sensibilidade o fez usar de todas esses talentos para criar o belo. Já sabia criar conforto para a família, mas tinha necessidade de alimentar a alma. E o mesmo barro que modelava panelas e pratos, a madeira das estruturas e o ferro das ferramentas começaram a dar forma à esculturas e objetos.

Hoje, mais evoluídos, não perderam o gosto por criar e tirar de materiais os mais diversos, formas que agradam os seus olhos e enchem seuss corações. Hoje, muitos artesãos continuam tirando do trabalho artesanal a fonte do nosso sustento e com o artesanato preenchem muitos espaços do seu dia-a-dia.

A tecnologia mudou muito a vida das pessoas, várias profissões ficaram ultrapassadas mas outras permaneceram e uma delas é a de ARTESÃO .

ARTESÃO significa indivíduo que pratica a arte ou ofício que depende de trabalhos manuais, isso quer dizer que uma peça produzida por um artesão é ÚNICA e deve ser muito valorizada!!!


*CLIQUE EM CIMAA IMAGEM PARA AMPLIAR
À todos os Artesãos, o Blog Carlos Ribeiro deseja um dia muito especial e que muitas bênçãos caiam sobre todos os artistas e mestre do artesanato, dando cada vez mais inspiração e criatividade para continuar com seus trabalhos.

0 comentários:

Postar um comentário