BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Fumo


O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.
Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.
Uma pesquisa realizada entre 2002 e 2003 com pessoas de 15 anos ou mais, em 15 capitais brasileiras, mostrou que Porto Alegre tem o maior índice de fumantes do país.
Mesmo assim, o consumo tem se mantido estável. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil para o fumante abandonar o hábito. No cigarro, assim como em todos os outros derivados do tabaco, a nicotina faz o papel de vilã.
Esta droga é uma substância psicoativa, ou seja, produz sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. Com o tempo, o fumante necessita de cada vez mais doses da substância para proporcionar aquela sensação inicial de prazer.
O aumento no consumo agrava a dependência, o que aumenta as possibilidades de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.
Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!
 

Confira as dicas do Dr. Luiz Fernando Correia para você largar o cigarro

Conversamos sobre o combate ao fumo com o médico Luiz Fernando Correia. Ele preparou um passo a passo para quem quer parar de fumar.

O primeiro passo é marcar uma data. Defina no calendário e siga o plano. Depois, é preciso começar a se preparar psicologicamente para ficar sem o cigarro e lembrar porque não conseguiu em outras tentativas.

Fonte: G1.com/BomDiaBrasil
O quarto passo é traçar um plano para lidar com as coisas que você sabe que lhe dão vontade de fumar. Não deixe de procurar ajuda profissional. A sexta e última recomendação é começar uma atividade anti-estresse. Nesse caso, as atividades físicas são as melhores opções para quem quer parar de fumar.

 

0 comentários:

Postar um comentário