BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 29 de maio de 2012

Secretaria de Agricultura de Cabo Frio realiza cadastro para coleta de semente de aroeira

A Secretaria Municipal de Agricultura está cadastrando moradores da região de Campos Novos, Distrito de Tamoios de Cabo Frio, para coleta da semente de aroeira. Os participantes receberão orientação sobre coleta, plantio e melhor manejo da planta. O contínuo trabalho garante a boa produtividade da semente que tem diversas aplicações, dentre elas culinária e medicina.

Segundo o Secretário da pasta, Carlos Roberto Nogueira, o cadastro dos coletores de semente de aroeira é importante não só para garantir maior êxito à atividade, mas também para fiscalizar irregularidades:
– Além de ordenar e promover au
mento da produtividade das sementes, o trabalho de coleta recruta verdadeiros vigilantes, que denunciam possíveis coletores de outros estados e municípios que acabavam destruindo os pés de aroeira – explicou ele.

Utilidade medicinal - Aroeira é a planta nativa mais comum na região de Campos Novos, no Distrito de Tamoios. Os frutos maduros são utilizados em vários pratos da culinária – Poivre Rose ou Pimenta Rosa – sendo consumidos in natura, em conserva, em doces e salgados.

As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, cistites, uretrites, diarreias, blenorragia, tosse e bronquite, problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral. Sua resina é indicada para o tratamento de reumatismo e ínguas, além de servir como purgativo e combater doenças respiratórias. Seu óleo resina é usado externamente como cicatrizante e para dor de dente.

Devido ao alto teor de tanino, é empregada nos curtumes para curtir peles e couros. As folhas maduras passam por forrageiras. No Peru, a aroeira é utilizada após fermentação para se fazer vinagre e bebida alcoólica.

Fonte:  Diogo Reis / PMCF

0 comentários:

Postar um comentário