BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Araruama forma primeira turma do Projeto Padaria Social 



A Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria de Política Social, Trabalho e Habitação realizou ontem (19) a formatura da primeira turma do Projeto Padaria Social, desenvolvido no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de São Vicente. A cerimônia foi realizada na Casa de Cultura José Geraldo da Conceição Caú reunindo formandos, familiares e funcionários do CRAS.

- Estou muito orgulhoso de todos os formandos, pois eles foram muitos dedicados e se tornaram verdadeiros empreendedores – explicou o chefe de cozinha e professor do curso, Alfredo Galhões, que é formado em gastronomia, com especialização em panificação, tendo feito cursos no exterior.
Segundo o professor, além das aulas práticas, os estudantes tiveram aulas sobre higiene pessoal, manipulação de alimentos, ingredientes e receitas de pães nacionais e internacionais. Os alunos receberam certificado profissional, o que facilitará o ingresso no mercado de trabalho.

- Muitos já estão empregados e alguns já pensam em abrir uma cooperativa - explicou Paula Pêgas, primeira dama e secretária municipal de Política Social, Trabalho e Habitação. Durante a cerimônia a aluna Marize Souza da Conceição leu a oração dos padeiros homenageando os demais formandos.

- É uma grande felicidade estar participando deste importante momento na vida dos formandos e de seus familiares. Sabemos que esse é o primeiro passo para o crescimento profissional e melhoria na qualidade de vida de todos – comemorou o prefeito André Mônica, que realizou a entrega dos certificados e dos chapéus de chefe que foram presenteados aos novos padeiros. As novas turmas já começaram as aulas e existem inscritos para as próximas turmas.

Ações sociais por toda a cidade

O projeto Padaria Social, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de São Vicente de Paulo é apenas um dos vários projetos realizados ao longo dos últimos três anos pela Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação de Araruama, que tem investido na qualificação profissional da população mais carente da cidade através de diversos cursos gratuitos. Ao todo, Araruama possui quatro Centros de Referência (Mutirão, Ponte dos Leites, Fazendinha e São Vicente). Por enquanto, só o de São Vicente oferece o curso de Padaria Social, que em breve será levado para outros CRAS, onde já são oferecidos cursos de bijuteria, bolos confeitados, reciclagem, artesanato, manicure e corte e costura. E, em breve, a população de Bananeiras, no distrito de Iguabinha, também terá acesso a esses projetos com a implantação de um Centro de Referência.

- O objetivo do CRAS é prevenir a ruptura dos vínculos familiares e fortalecer essa relação por meio do acompanhamento realizado por assistentes sociais e psicólogos – informou a secretária Paula Pêgas, lembrando que em três anos forma mais de 20 mil atendimentos.

Outro projeto que também começa a ser levado para os CRAS é o “Café do Trabalhador”, que desde abril funciona na Secretaria Municipal de Obras. Esta semana o projeto chegou ao CRAS da Fazendinha, oferecendo café com leite, pão e manteiga aos trabalhadores do bairro. Em breve o projeto também será levado para outros bairros da cidade. “A primeira refeição do dia é a mais importante. Ela quebra o longo jejum da noite, evitando a fraqueza e fornecendo nutrientes que proporcionam mais disposição para o trabalhador desempenhar suas atividades”, lembrou a nutricionista Renata Juliano.

Em parceria com os governos Federal e Estadual, a Secretaria de Política Social também trouxe para Araruama projetos como o “Minha Casa, Minha Vida”, que vai beneficiar, neste primeiro convênio, mais de mil pessoas através da construção de 192 apartamentos de 52m² cada um, composto de sala, dois quartos, cozinha e banheiro, com quadra poliesportiva, salão de festas e playground, além de 68 vagas de garagem, e ainda mais quatro imóveis para pessoas portadoras de necessidades especiais. O prédio está sendo erguido no bairro Três Vendas, às margens da Avenida Gladstone José de Oliveira, e vai beneficiar 192 famílias com renda de até R$ 1.600,00.

- Conquistamos, ainda, o “Bolsa Família”, que já registra mais de 35 mil atendimentos, beneficiando famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, e o “Renda Melhor”, que já atende mais de 5 mil famílias cadastradas no “Bolsa Família”, complementando em até R$ 300 a renda familiar – lembrou Paula Pêgas, que também feito atendimentos na sede da Secretaria, distribuindo cadeiras de roda, cadeiras higiências, muletas, palmilhas, andadores, próteses e órteses, pernas mecânicas e aparelhos auditivos para pessoas cadastradas.

Fonte: Ascom Araruama

0 comentários:

Postar um comentário