BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 26 de junho de 2012

Búzios: 11º Festival Gastronômico com tempero de sustentabilidade



Nos dias 6, 7,13 e 14 de julho Búzios será palco da 11ª edição do Festival Gastronômico. Serão 46 restaurantes divididos entre o circuito tradicional, que inclui a Orla Bardot e as ruas das Pedras e Manuel Turíbio de Farias, e o Porto da Barra, em Manguinhos.

As atividades começarão todos os dias ás 20h00 e se estenderão até às 24h00. Já os preços variam entre 10,00 (entradas e sobremesas) e 15,00 (pratos principais).

Além de receitas dos restaurantes, o festival também terá três mesas com clássicos da “cozinha buziana” feitos por moradoras que fazem parte da história da cidade. “As receitas apresentadas como ícones do balneário este ano são a sopa de siri, o arroz de mexilhão e a carne seca com pirão. As mesas da cozinha buziana são compostas por filhas de pescadores que moram há décadas na cidade”, conta o produtor do evento Gil Castelo Branco. Outra iniciativa inusitada que já virou marca registrada do festival é a participação de chefs mirins. Um dos futuros chefs buzianos, Santiago Freitas, termina a faculdade de gastronomia em 2013. “Santiago começou no festival com 13 anos como autodidata, e apresenta este ano, pelo Café Number One, o prato salmon à la courguette”, explica Gil. O posto de novos chefs agora é ocupado pelos petits chefs, Matheus e Pedro.

Artistas interagem com o público

Além da gastronomia, o evento contará com a participação de artistas. No dia 6 de julho, no Porto da Barra, 10 artistas plásticos farão pinturas, esculturas e interagirão com o público de diversas maneiras. No centro da cidade, músicos da Associação de Músicos da cidade farão pockets shows de jazz de saxofone e violino que serão transmitidos para os outros pontos do evento. O Circolo, grupo de teatro buziano, vai apresentar performances na rota do festival. Fabio Rossi, fotógrafo que registra o evento há seis edições, fará exposição de suas melhores imagens no Renascimento Bar.

Sustentabilidade no foco do festival

O evento este ano tem como tema central sustentabilidade. A produção do evento optou por talheres e pratos feitos de material reciclado nas mesas dos 46 restaurantes. O lounge, ponto de encontro do festival que representará a cultura local, montado em frente ao Shopping Nº 1, no Centro de Búzios, será todo projetado com material de reaproveitamento como bambu e lona de garrafa pet. A tintura do ambiente será feita com um pigmento que não causa danos ao meio ambiente. Na parte da decoração, o sofá é feito com madeira de reflorestamento, a iluminação é toda de led, opção que economiza energia, e o tapete é feito com fibra de bambu.

0 comentários:

Postar um comentário