BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mostra 'A Terra vista do céu' dá a partida para a Rio+20

Exposição reúne 130 trabalhos do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, que usou helicópteros e balões para captar paisagens de devastação e resistência da natureza nos últimos 20 anos

O fotógrafo e ativista Yann Arthus-Bertrand em ação dentro de um balão: 20 anos de imagens

A mostra acontecerá na Cinelândia, no centro do Rio, a céu aberto. Ela ficará na praça até 24 de junho, dois dias depois do encerramento da conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. “Foi estranho o Brasil não ter recebido essa exposição antes. Mas, em compensação, chegou no timing perfeito. Será um prelúdio da Rio+20. Será um momento estratégico”, diz o francês Christian Bouldier, produtor da exposição e diretor da produtora BomFilm. Para ele, a badalação da cidade em decorrência da Rio+20 ajudará a chamar atenção para as bandeiras da preservação do meio ambiente levantadas por Arthus-Bertrand, fotógrafo-militante da natureza.

“Penso que é necessário fazer pequenas coisas para que elas se tornem grandes. Não pretendo mudar o mundo sozinho. Todo mundo pode ajudar, e eu, no caso, tiro fotos. Tornei-me um ativista. O meu trabalho é para convencer de que é preciso mudar, tento abrir os olhos das pessoas. Nós não queremos acreditar nos problemas ambientais, mas sabemos que eles existem”, afirma Arthus-Bertrand

Há 20 anos, Arthus-Bertrand leu sobre a Eco 92 no jornal “Le Monde”. Influenciado pela causa ecológica, começou o seu trabalho de tirar fotografias de cima, com o auxilio de helicóptero e balão. No ano 2000, o fotógrafo exibiu, em Paris, pela primeira vez, essa sua exposição, que denuncia a forma predatória com que o homem de trata o meio ambiente, ao mesmo tempo em que lembra, através de uma lente mais esperançosa, as belezas naturais do planeta. “Voltar vinte anos depois ao Brasil para exibir essa exposição será especialmente diferente porque tentaremos mostrar o que aconteceu nessas últimas duas décadas com o meio ambiente”, afirma Arthus-Bertrand, que desembarcará na semana que vem para a abertura da exposição.
Junto com “A Terra vista do céu”, será exibido o novo documentário de Arthus-Bertrand, chamado Planeta Oceano, de 1h30 de duração. Foram feitas filmagens em diversas partes do mundo, inclusive no Rio de Janeiro. As imagens da cidade foram realizadas durante dois dias de fevereiro. “É um filme político, para sensibilizar governos e organizações sociais”, explica Bouldier. A exibição será no dia 29 de junho, no cinema Odeon, localizado na mesma praça onde estará a exposição. No mesmo dia, o documentário passará na televisão francesa.

Planeta Oceano fará parte de uma bateria de filmes sobre meio ambiente a serem exibidos durante ou dias depois da
Rio+20. Arthus-Bertrand está à frente desse festival, organizando debates sobre a temática. No dia 18, será a vez de estrear, no mesmo cinema, o filme “Amazônia eterna”, cujo mote são as florestas. “É outra maneira de participar da conferência”, diz Bouldier.

Um projeto educativo, também envolvendo Arthus-Bertrand, será feito em paralelo no Centro Cultural da Justiça Federal. O documentário Home: Nosso Planeta, Nossa Casa também foi dirigido pelo fotógrafo e ficará disponível em duas salas do centro cultural para receber estudantes a partir dos 11 anos. É um projeto voltado para as escolas e para a conscientização dos alunos. A ideia é que os jovens possam ver a exposição na Cinelândia e, em seguida, assistir ao filme, que conta a história do planeta Terra. "É muito tarde para ser pessimista", resume.

ASSISTA AO TRAILER DE 'HOME'
 

Trata-se de uma exposição fotográfica com 130 imagens de todo o mundo


A céu aberto, a mostra revela tanto as belezas do mundo inteiro quanto a degradação da natureza, causada pelas ações do homem. Durante dois meses, o público poderá admirar gratuitamente as imagens, de grandes dimensões, tiradas de helicópteros. Essas imagens revelam um novo planeta. Incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, terrivelmente frágil.



A exposição já foi vista por 120 milhões de pessoas em 110 países e de acordo com o autor, propõe uma reflexão das mudanças ocorridas no planeta nos últimos 20 anos.

A exposição vai até o dia 24 de Junho e é uma parada obrigatoria pra quem trabalha nas proximidades da Cinelândia!

0 comentários:

Postar um comentário