BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto Curta na Praça estará em Cabo Frio neste fim de semana




Festival de Curtas premiados será na Praça de São Cristóvão

O Projeto Curta na Praça – projeto de cunho social que tem como objetivo viabilizar o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas metragens, voltará a Cabo Frio neste fim de semana, sábado e domingo, dias 30 de junho e 1° de julho, em duas sessões por dia.

Esta já é a quinta edição do projeto e a segunda vez que vem a Cabo Frio.

A exibição dos 24 premiados curtas de animação, ficção e documentários será na Praça de São Cristóvão, com direito a pipoca e refrigerante de graça, às 18:30h e 20:30h, com cerca de seis curtas por sessão.

A programação exibida pelo “Curta na Praça”, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, traz uma seleção de curta-metragens recentes, que geralmente estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu em 2011, 12 mil pessoas nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando uma média de 20 mil espectadores.

Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema.

Com apoio da Coca-Cola, das Secretarias de Cultura e de Educação de Cabo Frio e pelo quarto ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil Petróleo, o objetivo do projeto é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil. O projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. A cada sessão exibida serão realizados sorteios de camisetas, latas de filmes, bolsas e para completar os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Haverá ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações.

Programação:

30/06 (sábado) - Sessão 1 - 18h30
“As Férias de Lord Lucas” (Ficção) 2009 - 16 minutos/RS*
Direção: Tatiana Nequete
Sinopse: Uma marca roxa no pescoço da irmã deixa Lucas preocupado. Ele tem certeza que ela foi mordida por um vampiro. A partir daí, o menino viverá momentos hilários e confusos.

“Vai dar Samba” (Animação) 2005 - 11 minutos/RJ*
Direção: Humberto Avelar
Sinopse: Cinco crianças se reúnem numa loja mágica de instrumentos musicais para brincar de fazer música.

“Menina Espantalho” (Ficção) 2008 - 12 minutos/MG*
Direção: Cassio Pereira dos Santos
Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando ele vai à escola, ela é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

“Gol a Gol” (Ficção) 2008 - 12 minutos/RS*
Direção: Bruno Carvalho
Sinopse: Gus é o melhor jogador de futebol da escola. No seu último dia de aula, ele é desafiado pelo irmão menor e deverá escolher entre ganhar o jogo ou dar uma chance ao caçula.

“Contatos Siderais Antes do Colegial” (Ficção) 2009 - 15 minutos/SP*
Direção: Ale McHaddo
Sinopse: Eles criaram uma antena para receber mensagens do espaço, mas o que receberam foi um pequeno meteoro verde! O que os eles não sabiam é que era na verdade um casulo.

30/06 (sábado) - Sessão 2 - 20h30

“A Fábula da Corrupção” (Animação) 2010 - 8 minutos/RS*
Direção: Lisandro Santos
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais até que a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

“Passageiro” (Ficção) 2011 - 13 minutos/RJ
Direção: Bruno Mello
Sinopse: Abel trabalha no Jockey Clube e sofre de narcolepsia (a doença do sono). Um dia, encontra no metrô a mulher dos seus sonhos. Agora basta saber se ela é real.

“Até o Sol Raiá” (Animação) 2007 – 12 minutos/PE**
Direção: Leandro Amorim/ Fernando Jorge
Sinopse: No filme, personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma vila sertaneja numa noite de festa.

“Cores e Botas” (Ficção) 2010 – 16 minutos/SP
Direção: Juliana Vicente
Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

“O Gigante do Papelão” (Documentário) 2010 - 11 minutos/RJ*
Direção: Barbara Tavares
Sinopse: "O Gigante do Papelão" é um documentário que conta a história do artista plástico Sergio Cezar e seu poder de transformação. Sergio usa materiais descartados e lixo, para recriar favelas.

“A Vida é Curta” (Ficçao) 2007 - 19 minutos/PE
Direção: Leo Falcão
Sinopse: Um homem decide ir à cidade grande para reconquistar o amor de sua vida. Mas ele só tem 15 minutos pra isto.

01/07 (domingo) - Sessão 1 - 18h30

“Vivi Viravento” (Animação) 2009 - 11 minutos/SP**
Direção: Alê Abreu
Sinopse: Vivi procura Viravento, um lugar especial, de acordo com sua avó. Ela fica imaginando como seria, um lugar onde as flores tocam música.

“Mocó Jack”(Animação) 2007 – 11 minutos/GO **
Direção : Luiz Botosso/ Thiago Veiga
Sinopse: Animação que narra as aventuras do jacaré Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de um contrabandista de animais.

“L” (Ficção) 2011 - 21 minutos/SP
Direção: Thaís Fujinaga
Sinopse: Teté odeia seus pés. Quando conhece Héctor, decide mudar sua aparência.

“O Vento” (Animação) 2005 - 9 min/MG
Direção: Sávio Leite
Sinopse: Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, o vento vai passando e atrapalhando a vida dos moradores, até o momento em que ele resolve aprontar com o sacristão da igreja.

“Enciclopédia” (Ficção) 2009 - 14 minutos/RS **
Direção: Bruno Gularte Barreto
Sinopse: Alex é um menino tímido e franzino. Ele percebe o mundo através dos verbetes de uma enciclopédia. Mas ele vai descobrir que nem todas as palavras de uma enciclopédia podem decifrar uma menina.

01/07 (domingo) - Sessão 2 - 18h30

“Glu” (Animação) 2010 - 9 minutos/DF **
Direção: Turma de animação da OZI
Sinopse: Um fazendeiro velho e ranzinza tem sua tranquilidade invadida pelo novo bichinho de estimação de sua mulher.

“Avós” (Ficção) 2009 - 12 minutos/SP
Direção: Michael Wahrmann
Sinopse: Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, que acaba descobrindo que não serve para nada.

“Retorno de Saturno” (Animação) 2009 - 12 minutos/RS
Direção: Lisandro Santos
Sinopse: Um momento de mudança na vida de um homem que completa 29 anos. Segundo a astrologia, o retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.

“O Rim de Napoleão” (Ficção) 2009 - 5 minutos/ SP **
Direção: Fernando Coimbra
Sinopse: Napoleão e Pepe sempre foram adversários. Mas um incidente vai transformar ou não, essa velha relação.

“Sapateiro” (Documentário) 2011 – 13 minutos/RJ
Direção: João Vargas Pena
Sinopse: O dia a dia de um sapateiro de rua no Rio de Janeiro, e sua luta por uma vida melhor.

“A Guerra de Arturo” (Ficção) 2009 - 20 minutos/SP**
Direção: Julio Taubkin/ Pedro Arantes
Sinopse: Arturo é um funcionário da redação de um jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina.
 
Fonte: Repóter Renata Cristiane

0 comentários:

Postar um comentário