BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 17 de junho de 2012

Rio + 20: Saiba o que aconteceu na Rio-92


Há 20 anos – mais exatamente entre os dias 3 e 14 de junho de 1992 – o Rio de Janeiro foi o centro do mundo. E isso não é apenas um modo de falar ou mania de grandeza de carioca. A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida como Rio-92 ou Eco-92, botou a cidade no foco de ambientalistas, líderes governamentais, ONGs e da imprensa de todo o mundo.

Pouco antes de acontecer, tinha gente que nem “levava fé” na sua realização, dizendo que os líderes mundiais – presidentes e primeiro-ministros de países membros da ONU não viriam. Eles vieram. E, mais importante ainda, veio gente de todo o planeta discutir o futuro do meio ambiente.


Os presidentes dos Estados Unidos, George Bush (o pai), e de Cuba, Fidel Castro, países que não mantêm relações, estavam lá, juntos, no mesmo plenário, no Riocentro, onde aconteceu o evento principal e as assinaturas de acordos. No total, 108 chefes de Estado e de Governo, além de representantes de 172 países, participaram da Rio-92. No Parque do Flamengo, a sociedade civil organizada promoveu o Forum Global, com debates, apresentações de estudos ambientais e manifestações.

Foi a partir da Rio-92 que se popularizou o conceito de desenvolvimento sustentável: a defesa de ações e políticas que aliem crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental.

Entre os acordos firmados na Rio-92 estão a Agenda 21 (o compromisso dos governos com práticas que levassem ao desenvolvimento sustentável e à cooperação internacional, na preservação do meio ambiente e no comebate à pobreza); a Convenção sobre as Mudanças Climáticas (sobre os riscos de aquecimento global causados pela emissão de gases poluentes); a Convenção sobre a Biodiversidade (sobre a necessidade de proteger os ecossistemas e todo tipo de vida animal e vegetal do planeta, a herança que podemos deixar para as futuras gerações); e a Declaração do Rio (a aliança entre governos e sociedade civil organizada na busca de soluções para os problemas ambientais).


Rio+20: num painel do Riocentro, uma nuvem de palavras mostra os temas que dominarão os debates Rio+20: num painel do Riocentro, uma nuvem de palavras mostra os temas que dominarão os debates .

A Rio + 20, que começou nesta quarta-feira e vai até o dia 22, marca os 20 anos da Rio-92. Ela deverá ser a maior conferência da história, já que são esperados 183 chefes de Estado e de Governo, há mais de mil eventos paralelos programados e a cidade deve receber 50 mil visitantes.

Fonte: Jornal Extra

0 comentários:

Postar um comentário