BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20 - Mundo estarão voltados para o Brasil







Vídeo institucional do Governo brasileiro sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.






Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil a partir de hoje. Os eventos que precedem o encontro oficial da Rio+20, começam nesta quarta-feira, 13/6, no Rio de Janeiro, sediará o evento até o dia 22 de junho. A comunidade global se reúne em um esforço conjunto para debater os rumos da natureza e das futuras gerações.

A Rio+20 será composta por três momentos. O primeiro começa hoje com a III Reunião do Comitê Preparatório do evento, que definirá o documento final a ser apresentado no encontro das lideranças mundiais, e vai até sexta-feira (15). O segundo, tem inicio a partir do dia 16, considerado evento principal com “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, que vai até dia 19. Já no dia 20, inicia a terceira e última etapa da programação, o Segmento de Alto Nível da Rio+20, onde ocorrerá a reunião de mais de cem Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, para discutirem no Fórum de Parcerias, até o dia 23 próximo.

Os eventos principais da Rio+20 serão promovidos no Riocentro, que desde o dia 5 de junho foi cedido oficialmente para à ONU, onde há segurança reforçada. Outros locais do Rio de Janeiro também vão sediar outros fóruns e eventos paralelos para diversos setores da sociedade.

Desde o final de maio já acontecem eventos relacionados ao meio ambiente, quando ocorreu a primeira edição do Green Nation Fest, que foi do dia 31 de maio ao dia 7 de junho, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O evento trabalhou temas ambientais utilizando cinema, educação, esporte e moda para tratar os temas relacionados.

No início desta semana, dias 11 e 12, começaram eventos paralelos ao da agenda oficial no Rio de Janeiro. No dia 11, segunda-feira, teve inicio o TEDXRIO+20, que foi até o dia 12, no Forte Copacabana. O evento reuniu nomes do Brasil e do exterior realizando palestras sobre desenvolvimento sustentável.
 Nesta segunda-feira, teve inicio o Fórum de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, que está sendo sediado na PUC-Rio, até sexta-feira (15). O evento trata do desenvolvimento sustentável sob o ponto de vista científico, com participação de cientistas brasileiros e estrangeiros.

Confira outros locais que serão sede de atividades:

Barra da Tijuca

Riocentro

O Riocentro é perímetro das Nações Unidas no período de encontro da Rio+20. Nesse local serão realizados os eventos principais. O acesso ao local requer credenciamento da ONU, que é a responsável pela coordenação de eventos oficiais.

Parque dos Atletas

 
Logo em frente do Riocentro, o local será dedicado a exposições. Serão montados pavilhões e exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e nacionais. O parque ainda servirá como espaço para debates, com realização de seminários, palestras e mesas-redondas.

Arena da Barra


A Arena da Barra servirá como espaço de concentração da sociedade civil nas redondezas do Riocentro. Em suas instalações ocorrerão palestras, seminários e diversas outras atividades. O local também servirá de centro de retransmissão dos eventos da Conferência.


Centro
Parque do Flamengo
 
Local histórico por ter abrigado eventos da sociedade civil na Rio-92, o Parque do Flamengo será novamente utilizado para a realização da Cúpula dos Povos. A organização do evento está sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20.

 
Quinta da Boa Vista

O local vai receber atividades sociais civis e vai contar com telões para acompanhar a Conferência no Riocentro.


Museu de Arte Moderna

Durante a Conferência, o Museu abrigará exposições temáticas, palestras e seminários organizados pela sociedade civil e exibirá filmes com referentes ao desenvolvimento sustentável.


Pier Mauá


Localizado em área central e de fácil acesso, o Píer Mauá será destinado a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Em seus armazéns serão apresentados projetos do Governo Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil.

0 comentários:

Postar um comentário