BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 31 de julho de 2012

Arquitetando Búzios 2012 redesenha mostra de decoração e design



Arte, decoração e design com assinatura verde. Essa é a proposta do Arquitetando Búzios 2012, a maior mostra do segmento do interior do estado, que acontece em novembro em um dos balneários mais famosos do Brasil. E para estar antenado com conceito de preservação ambiental, sustentabilidade e materiais renováveis – temas recorrentes nos dias atuais e reforçados por eventos como a Rio+20, que aconteceu em junho deste ano no Rio de Janeiro - a organização da mostra vai reunir 35 profissionais para remodelar um imóvel com 1.500m² de área verde e400m² de construção.

Arquitetos, decoradores, paisagistas,engenheiros e principais empresas especializadas no ramo de casa, arquitetura de interiores e paisagismo vão transformar a casa, de 400m² na Praia da Ferradura, com tudo que há de mais moderno e integrado ao conceito de preservação ambiental, na principal atração deste ano em Búzios.

- O importante é trabalhar sempre com o conceito de sustentabilidade como exemplo a ser seguido por todos. A convivência do cidadão depende dele mesmo e na prática do que faz e pensa em proteger o ambiente em que vive-, diz o engenheiro George Clark, diretor da Associação da Construção Civil Sustentável de Búzios (ACCS-Búzios), entidade criada há poucos meses no balneário.

Um dos destaques do evento é a participação dos profissionais, que terão 35ambientes para expor as ideias e as tendências em arte, decoração, arquitetura e paisagismo. Na última reunião da mostra Arquitetando Búzios 2012, a organização do evento reuniu mais de 30 profissionais locais para apresentar o pré-projeto e os profissionais da região puderam conhecer a proposta e contribuir com ideias e sugestões.

Uma das questões mais abordadas pelos profissionais foi a valorização que um evento deste porte traz para os profissionais locais.

- Mostras como essas além de valorizar quem é da região, coloca os profissionais em evidência. Precisamos mostrar nosso trabalho – disse o arquiteto Roberto Aracri,que participou das duas edições anteriores do Arquitetando Búzios.

Além dos 400m² do imóvel que será ambientado por pelo menos 35 profissionais, um dos pontos fortes da casa do Arquitetando Búzios 2012 são os 1.500m² de área verde destinado a decoradores, paisagistas e empresas especializadas em jardinagem.

Espaços como muro interno e externo, canteiros e jardins estão à disposição para serem adequados a partir da arte e técnica de profissionais do segmento para promover a harmonia entre projeto e a preservação de espaços livres para clientes em potencial que desejam o melhor em arte e decoração sem deixar de lado a preocupação e o cuidado com o meio ambiente.

- O importante é mostrar técnicas e tendências em materiais e equipamentos, mas sempre de olho na preservação das espécies nativas e de Mata Atlântica que o terreno possui - lembra o arquiteto Chico Sales, um dos responsáveis técnicos do evento. Chico lembra que existem espaços para 10 ou mais paisagistas ou decoradores de exteriores e de jardinagem.

Participar da mostra, no entanto, não será privilégio apenas de quem a visitar. Para os profissionais também será uma experiência marcante e relevante. O imóvel, construído num terreno de 1.500 metros quadrados encravado em meio à vegetação nativa e de Mata Atlântica, foi construído nos anos 90 por uma família italiana que se encantou com Búzios na primeira visita. Esse encanto também vai envolver os profissionais de paisagismo, pois a área verde possui desde palmeira imperial até árvores frutíferas como cajueiro, mangueira, goiabeira e até camboinha.

Fonte:  Nicia Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário