BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 14 de julho de 2012

Blog Saúde: Anvisa suspende uso de substância presente em suplementos alimentares e emagrecedores



Após receber informações sobre efeitos adversos e mortes no país relacionados à substância DMAA, ou dimetilamilamina, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitiu no último dia 11, um alerta contra o uso de suplementos alimentares com esse estimulante, usado para emagrecimento e ganho de massa corporal.

Os principais produtos com DMAA que circulam no país são Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black, segundo a Anvisa. E o consumo desses produtos vem crescendo, principalmente entre jovens que se exercitam em academias, avalia Denise Resende, gerente geral de alimentos da agência reguladora.

De acordo com a Anvisa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que vários países identificaram problemas associados ao uso da DMAA. Além de causar dependência, a substância pode provocar insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, podendo levar a morte.

Segundo o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares, o DMAA tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de não existir estudos conclusivos sobre o uso de uma dosagem segura.

A recomendação para quem quer usar suplementos alimentares é procurar um médico ou nutricionista para identificar se ele é seguro e está regulamentado pela Anvisa e desconfiar de produtos milagrosos.

Quem já adquiriu produtos que contêm DMAA na composição deve buscar orientação na autoridade sanitária local. Para os que continuam livres para importação, Agenor aconselha aos consumidores que chequem se esses suplementos foram avaliados pelas autoridades sanitárias do país de origem e se não foram submetidos ao processo de recolhimento.

0 comentários:

Postar um comentário