BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cabo Frio: Educação promove a V Semana de Relações Étnico-Raciais






A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio promoverá, de 9 a 11 de julho, no Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb, a V Semana de Relações Étnico-Raciais que oferecerá palestras, exibição de vídeos, teatros, danças e o Concurso Beleza Negra.

O evento será aberto no dia 9 de julho, segunda-feira, às 8h30, com apresentação cultural da Escola Municipal Pedro Jotha, seguida pelo Encontro Regional: “Discutindo a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, nos municípios da Região dos Lagos” e apresentação das atividades desenvolvidas nas escolas. No mesmo dia, às 14h, o Grupo Batucada, da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, participará com músicas, seguida pelas palestras: “Discriminação e intolerância religiosa: principais entraves para a implementação das Leis10.639/03 e 11.645/08”, pelo Dr. Geraldo da Rocha, Doutor em Teologia dela PUC-Rio, e “Saúde da população negra”, pelo professor e teólogo João Carlos Araujo, Assessor da Fundação Cultural Palmares.

A programação do dia 10 de julho, terça-feira, terá início às 8h30, com o Grupo Griot, da Escola Municipal Prof.ª Catharina da Silveira Cordeiro, e logo após seguirão as palestras: “Literatura Infantil: uma relação de magia e sedução”, que será ministrada pela Professora Maria Cristina de Oliveira Chagas, Especialista em Literatura Infantil e Coordenadora do Programa Sala de Leitura em Cabo Frio; “A representação de personagem e culturas negras nos livros de Literatura Infantil através das ilustrações”, com a ilustradora e doutoranda em Artes Visuais (UFRJ), Graça Lima; “O legado deixado pelas populações nativas na Região dos Lagos”, proferida pela Especialista em Teoria e Práxis do Meio Ambiente pelo Instituto Superior de Ensino Religioso, a arqueóloga Jeanne Cordeiro de Oliveira, e, finalizando, o Dr. Henrique Neves discorrerá sobre o tema “Mitos e verdade sobre a cultura cigana”. Durante o dia haverá também a exibição de vídeos, contação de histórias dramatizadas e apresentações de danças.

No dia 11 de julho, às 19h, será realizado o “Concurso Beleza Negra”, que pretende valorizar as nossas raízes por meio de um desfile de funcionários das escolas municipais que se inscreveram até o dia 29 de junho nas respectivas unidades.

Fonte: Luciene Pinheiro

0 comentários:

Postar um comentário