BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 7 de julho de 2012

Cabo Frio participa de encontro nacional para avaliação do Suas em Brasília



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) reuniu esta semana, em Brasília, nos dias 4, 5 e 6 de julho, os Colegiados Estaduais e Nacional de Gestores de Assistência Social, membros dos Conselhos Estaduais e Nacional de Assistência Social de todo o país para o Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento foi realizado com o objetivo de promover uma avaliação das políticas sociais brasileiras empregadas em todos os municípios.

Em discurso para uma plateia lotada, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez a abertura do evento na última quarta feira,dia 4, destacando a importância do gestor municipal para o bom funcionamento do MDS:

- A gente vem avançando e apresentando estatísticas e dados, graças ao esforço de cada um de vocês, gestores sociais que estão lá na ponta realizando o seu trabalho e preenchendo os relatórios de avaliação para o Ministério. As ferramentas de avaliação das políticas sociais brasileiras só estão funcionando porque o gestor local está exercendo bem o seu papel – destacou a ministra.

Cabo Frio participou do Encontro Nacional representado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Olívia Sá, e pela assistente social Glauci Laurindo Ataide. Também representando o COEGEMAS RJ, Olívia Sá considerou o momento como uma excelente oportunidade de avaliar o sistema aproveitando a presença de agentes sociais de todo o país:

- Cada município brasileiro fez a sua coleta de dados em 2011 e os encaminhou ao MDS. Este trabalho feito de forma particular tem um certo significado, mas somado a outras informações e analisado em um encontro nacional como este que participamos, sem dúvidas tem um peso maior na avaliação do serviço que prestamos a população, afinal as novas ideias e realidades distintas apresentadas nos proporcionam uma troca de experiência formidável para que possamos avançar cada vez mais na questão qualitativa da assistência social. Pelo que vimos e ouvimos neste grande encontro nacional de gestores sociais, levamos em nossa bagagem a certeza de que estamos cumprindo bem o nosso dever de casa. É gratificante ouvir a ministra reconhecer e elogiar a qualidade do serviço realizado pelos municípios integrantes do COEGEMAS do Rio de Janeiro. Isso nos conforta e ao mesmo tempo renova o compromisso que temos com a população atendida pela Assistência Social em cada um de nossos equipamentos – disse a Secretária de Cabo Frio.

A ministra Tereza Campello aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de continuar integrando os serviços e políticas sociais com as áreas da saúde, direitos humanos e educação. Ela destacou ainda que as políticas, programas e tecnologias sociais do MDS estão sendo exportadas para vários países. Segundo ela, governantes da América Latina, Sul, Caribe, África, entre outros, vêm ao Brasil saber mais sobre as políticas e tecnologias de avaliação sociais brasileiras para implantar em seus países.
 
Fonte: Souza Leite/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário