BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Deu no Blog de Renata Cristiane

MINISTRO CRIVELLA ENTREGA MÁQUINA EM CABO FRIO

Ministro Crivela entrega máquina em Cabo Frio

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, acompanhado do deputado federal Dr. Paulo César, entregou oficialmente uma escavadeira hidráulica ao município de Cabo Frio na manhã desta sexta-feira, dia 20. O equipamento, de R$243 mil, foi conseguido pelo deputado Dr. Paulo César através de emenda parlamentar individual para ser usado em programas que visam fomentar a piscicultura no segundo distrito de Cabo Frio, zona rural do município. A escavadeira será usada para a abertura de tanques destinados à criação de peixes, atividade que irá proporcionar empregos e geração de renda numa área considerada carente de Cabo Frio. Além disso, parte do pescado produzido será usada pelos produtores rurais para abastecer escolas públicas e programas sociais.

O ministro explicou que a escavadeira é capaz de abrir um tanque para piscicultura do tamanho de um campo de futebol em poucas horas. Crivella afirmou que o equipamento “veio com emenda do Dr. Paulo César, deputado federal atuante, presente em Brasília, que colocou os recursos para que o Ministério adquirisse a máquina e trouxesse para Cabo Frio. Nós estamos olhando para esta máquina e vendo toneladas e toneladas de peixes”. O ministro destacou as qualidades no consumo e na produção de peixe em comparação à carne vermelha.

“Foi isso que motivou o deputado, que é médico, a trazer este benefício para Cabo Frio. O peixe é o melhor alimento que tem. Oferece proteína sem gordura e com ômega 3. No mundo inteiro, principalmente nos países mais desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos, as pessoas comem primeiro o peixe. No Brasil ainda é o frango pelo preço, mas quando nós produzirmos peixe à altura dos nossos recursos naturais certamente o peixe vai ter o preço do quilo do frango e as pessoas vão se alimentar muito melhor”, afirmou. De acordo com Crivella, em um hectare de terra durante seis meses, o melhor pecuarista consegue produzir uma tonelada de carne. “Já em seis meses de lâmina d’água você pode produzir cem toneladas de tilápia”, comparou. Outra vantagem apontada pelo ministro da produção do pescado é o custo com a alimentação. Segundo ele, um boi precisa comer 25 quilos de capim para engordar um quilo, enquanto o peixe come um quilo e trezentos gramas de ração para engordar um quilo. “Estamos diante de uma produção autossustentável e seguramente um grande investimento para Cabo Frio”, afirmou Crivella.

De acordo com Dr. Paulo César, será possível produzir até 500 toneladas de pescado por ano, dependendo do tamanho do tanque. “Isso vai somar muito para alimentação da população de Cabo Frio e para a economia da nossa cidade”, afirmou o parlamentar acrescentando que a população de Cabo Frio se sente honrada com a presença do ministro.

0 comentários:

Postar um comentário