BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Duplas cabofrienses participam da quarta etapa do Circuito Carioca de Vôlei de Praia





Na última sexta-feira, 14 de julho, duas duplas da Liga Cabofriense de Vôlei representaram a cidade na quarta etapa do Circuito Carioca, disputada na academia Rio Sport Center, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No masculino, Ítalo Benedito e Caio Rezende fizeram sua estreia no Circuito contra a dupla Lucas Lipe e Luís Filipe, pela categoria Sub-15. Os cabofrienses perderam por 21 x 7. Pesou a diferença de idade, já que Caio tem 11 anos e Ítalo 12, e os atletas foram novamente derrotados na segunda partida, por 21 x 5. O técnico Ricardo Augusto explica que o principal objetivo com a participação de Caio e Ítalo foi alcançado:

- Eles vieram para aplicar os fundamentos que têm na prática e jogaram bem. A gente veio esperando que eles começassem a desenvolver o jogo e o perfil psicológico que praticam em Cabo Frio. O principal é a construção do psicológico, para eles se acostumarem com esse ambiente de competição desde novos. Eu achei bem satisfatório – avaliou o técnico.Já no feminino, Cabo Frio foi representado por Thaís Marques e Kaliny Gonçalves, campeãs do Circuito Regional Sub-19, disputado em Cabo Frio no mês de junho. A participação da dupla marcou a estreia de Kaliny no Circuito Carioca, enquanto que Thaís já havia jogado etapas anteriores. Na primeira partida, Kaliny e Thaís enfrentaram Barbara Souza e Amanda Sinfonio. No primeiro set, vitória das adversárias por 21 x 9. No segundo set, a dupla cabofriense melhorou na partida e Kaliny reagiu bem ao peso da estreia, arriscando algumas jogadas de efeito rentes à rede com sucesso. No entanto, a maior experiência da dupla adversária entrou em quadra e foi determinante, resultando na derrota de Kaliny e Thaís por 21 x 15.





Com a derrota, as cabofrienses ainda tinham a chance de brigar pela disputa do 3º lugar, diante da dupla Roberta Glatz e Beatriz Botto. No primeiro set, Kaliny e Thaís começaram bem, mas erros de comunicação permitiram que as adversárias abrissem boa vantagem. Ao longo do set, Roberta e Beatriz cometeram erros no saque e Kaliny e Thaís aproveitaram para se acertar e encostar no placar. Roberta e Beatriz decidiram forçar o saque e a estratégia deu certo, permitindo que elas fechassem o primeiro set em 21 x 14.

 

 
No segundo set, Kaliny e Thaís começaram com tudo e, sem cometer nenhum erro, abriram larga vantagem de 11 x 5. Kaliny, mais à vontade depois do primeiro jogo, caprichava na recepção e na subida para o bloqueio, enquanto Thaís orientava a parceira ‘cantando’ cada jogada. Em uma reação impressionante, Roberta e Beatriz se encontraram no set e equilibraram a partida, pontuando em sequência e chegando à virada por 22 x 20, decretando a eliminação da dupla de Cabo Frio.

Kaliny fez uma avaliação de sua estreia e da experiência adquirida em sua primeira participação no Carioca:


- Eu não senti aquele frio na barriga da estreia e até esperava que não fosse fazer um jogo tão bom quanto esse. Não conseguimos a vitória, mas eu evoluí e agora é treinar pra conseguir vitórias mais à frente. Eu sei que posso aprender mais coisas jogando numa categoria mais avançada e levar esse aprendizado para a minha categoria – explicou.

A parceira Thaís Marques também considerou a experiência válida para Kaliny acumular bagagem de competições em alto nível:


- O nível do Circuito Regional para o Carioca é muito diferente. Lá, além de a gente ter menos duplas, não são tão rodadas como essas daqui, que jogam pelo Brasil inteiro, e isso é bem melhor para aprimorarmos o nosso jogo também. Eu achei que a Kaliny fosse ficar mais nervosa, mas eu sinto bastante confiança nela. Ela fez um excelente jogo e eu acho que a gente vai pra frente sim. No Regional a gente pode se destacar, até porque a Kaliny tinha feito o primeiro jogo comigo no Regional passado e agora teve essa experiência do Carioca, fez um jogo legal e a nossa expectativa tá bem maior agora – declarou a atleta.
O técnico Ricardo fez uma análise do desempenho da dupla e atribuiu à falta de volume de jogo o fato de Kaliny e Thaís não terem obtido melhor sorte na competição:


- É muito complicado pra elas ter volume de jogo, porque a gente não tem outras competições. Tem o Circuito Regional em Cabo Frio, que elas só jogaram na categoria Sub-19 e foram campeãs, mas são poucos jogos. Elas passam praticamente um mês treinando, mas sem jogo, só chegam pra jogar aqui, quando vão enfrentar duplas que estão jogando o Brasileiro, correndo o Circuito e já são duplas formadas. Elas vieram pra pegar duplas fortes, numa categoria acima da delas, pra pegar experiência e virem fortes na categoria própria delas – afirmou.

Caio e Ítalo voltam a jogar na quinta etapa do Circuito Carioca, também na Barra da Tijuca. Já Kaliny e Thaís têm compromisso já para o próximo domingo, 22 de julho, quando entram em quadra pelo Circuito Regional, novamente em Cabo Frio, na Praça de São Cristóvão.


Confira os três primeiros da categoria Sub-15 masculino e Sub-21 feminino:


Masculino:


1º lugar: Willian e Leonardo
2º lugar: João Pedro e Gabriel
3º lugar Daniel e Fábi

Feminino:


1º lugar: Bárbara e Amanda
2º lugar: Thaís Nunes e Daniela
3º lugar: Roberta e Beatriz




Fonte: Julio Avila/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário