BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Exposição homenageia a artista Tiita Machado de 6 de julho a 5 de agosto, no Charitas



Entre os dias 6 de julho e 5 de agosto, o Museu José de Dome – Charitas, localizado no Centro de Cabo Frio, receberá a exposição “Voltando aos Pincéis”, uma homenagem da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, à artista Tiita Machado. A entrada é franca, e as peças estarão expostas de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 20h.





Celita de Azevedo Machado, mais conhecida como Tiita Machado, é natural de Cabo Frio, onde nasceu em 1929. Tiita começou a pintar na década de 80, após uma temporada na Europa, onde visitou famosos museus, que aguçaram sua sensibilidade. Voltando ao Brasil, incentivada por amigos artistas, principalmente Carlos Scliar, começou a expor os seus trabalhos.

É autodidata e adota estilo NAIF, utilizando a técnica de acrílico sobre tela. Seus quadros são todos imaginados: recordações da sua infância, cenas do povo da sua terra, lendas e expressões de sua fé.

Sobre e para Tiita, o artista Carlos Scliar escreveu: “É nessa pureza de sua pintura ingênua, que eu digo, que é ingênua até certo ponto, porque ela nasceu pintora. Eu acho que, de certa maneira, ela tem uma poética que só uma pessoa vivenciada como ela, e com sua sensibilidade, poderia nos passar.”

Tiita realizou duas exposições individuais no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro; individual no Museu Internacional de Arte Naif do Brasil; individual no Espaço Cultural Petrobras Bacia de Campos; oito individuais e seis coletivas em estados diversos do Brasil; coletiva no Musée Olimpique de Lausanne (Suíça) e obras na Universidade de Essex (Inglaterra).

Fonte:  Eliane Ribeiro/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário