BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Internet Comunitária em Arraial do Cabo




O Proderj inaugurou na última quinta feira (05/07), em Arraial do Cabo, um Centro de Internet Comunitária em parceria com a prefeitura do município. O telecentro proporcionará acesso livre à Internet e a previsão é que até o mês de agosto haja cursos de alfabetização digital para pessoas de todas as idades.

Inclusão digital: Arraial do Cabo ganha um CIC nessa quinta-feira, dia 05

O Centro de Internet Comunitária oferece acesso livre e gratuito à Internet para a população

Fernanda Costantino

A previsão é de sol nessa quinta-feira, dia 05 de julho, em Arraial do Cabo. Tempo perfeito para a inauguração de mais um Centro de Internet Comunitária (CIC) na Região dos Lagos, uma parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) com a Prefeitura de Arraial do Cabo que vai beneficiar pessoas de todas as idades. O telecentro oferecerá acesso livre e gratuito à Internet e a previsão é que até agosto a população possa aprender ainda mais nos cursos de alfabetização digital realizados pelo Proderj que acontecerão no CIC. Eles serão gratuitos e para todas as idades. A inauguração contará com a presença do prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito e do gerente de Inclusão Digital do Proderj, Márcio Veríssimo, representando o presidente Paulo Coelho.

O CIC de Arraial do Cabo será instalado na Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, e contará com 11 computadores Thin-Clients (que não armazenam os dados de quem o acessa), um servidor Linux-LivreRJ, uma impressora a laser e um link à Internet de um Mega de velocidade. A preocupação do Proderj com a Inclusão Digital é tamanha que este será mais um CIC do estado que possuirá ainda um computador adaptado para deficientes físicos. Para ajudar a população no atendimento, haverá um agente de inclusão digital do Proderj no local. O horário de funcionamento da estação será de 9h às 18h.

No Centro de Internet Comunitária, a população de Arraial do Cabo poderá se entreter na Internet e ter acesso livre e gratuito à Internet em banda larga e, entre os serviços disponíveis, os usuários poderão imprimir segunda via de documentos, elaborar currículos, fazer pesquisas escolares, fazer agendamento de vistoria, entre outros serviços de governo eletrônico. Para o acompanhamento dos usuários que frequentarem o CIC, o Proderj instalará um Sistema de Gestão para o controle e cadastramento de pessoas que passarão pela unidade, além de realizar a matrícula dos interessados nos cursos gratuitos de alfabetização digital. Nesta semana ainda, os interessados já poderão fazer suas inscrições na unidade de Arraial do Cabo. Dentre os cursos oferecidos, haverá uma turma especial para idosos, mas o número e o nível de turmas dependerá da demanda dos alunos.

O município de Arraial do Cabo era um dos poucos que ainda não possuíam um Centro de Internet Comunitária, mas agora a população da Região dos Lagos já pode comemorar com mais um laboratório de informática. O objetivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro é implantar um CIC em todos os municípios do estado para concluir o programa de Inclusão Iigital e diminuir as desigualdades sociais. O trabalho do CIC é um exercício de cidadania e garantia dos direitos dos cidadãos.

A inauguração acontece às 15h e contará, além da presença do prefeito, com os secretários, vereadores e presidente da câmara de Arraial do Cabo.

Serviço:

Local: Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher – Rua Duque de Caxias, 37 – Praia dos Anjos - Arraial do Cabo

Horário de funcionamento: 09h às 18h 

0 comentários:

Postar um comentário