BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rio das Ostras: Sistema de Avaliação Educacional vence prêmio nacional


O Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras mede o desempenho de todos os alunos do Ensino Fundamental por meio de aplicação de provas

Rio das Ostras acaba de conquistar o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011. O município foi o único representante do estado do Rio entre as 10 experiências vencedoras da terceira edição do prêmio, reconhecido pelo MEC e Unesco. A vitória foi alcançada por meio do Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras (Saero), implantado em 2007 com o objetivo de diagnosticar e traçar estratégias para uma melhoria continuada do ensino da rede municipal. Os trabalhos premiados vão integrar o Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.“Em Rio das Ostras, priorizamos a qualidade de vida, buscando a valorização e a qualificação das pessoas. Por isso investimos tanto em Educação, seja na construção de escolas modernas, como nos programas que ampliem potenciais. O Saero foi implantado como um instrumento para um maior desenvolvimento do ensino e os resultados alcançados agora são reconhecidos por esse importante prêmio”, afirma o prefeito Carlos Augusto.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional tem como objetivo divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. A comissão do Prêmio foi constituída por representantes da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Secretaria de Educação Básica / MEC, Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO– Segundo a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, o Saero surgiu da necessidade de desenvolver um sistema de acompanhamento da aprendizagem. “Esse trabalho vem trazendo melhorias na qualidade do ensino, oferecendo dados e indicadores que possibilitam intervenções positivas na aprendizagem dos alunos e formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas. Como resultado, o município vem elevando a cada ano o IDEB - Índice de Desenvolvimento de Educação”, explica Maria Lina.

À frente da Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino, responsável pela aplicação do Saero, Edilane Carvalho lembra a importância da participação de toda a comunidade escolar. “Essa conquista foi possível porque temos uma equipe de profissionais competentes, comprometidos, unidos por um só objetivo, que é alcançar uma educação de qualidade. Sem falar da importância dos alunos, pais e responsáveis em todo esse processo”, enfatiza Edilane.

SELEÇÃO E PRÊMIO - Para a escolha dos projetos premiados foram realizadas duas etapas. Na primeira, a comissão julgadora, composta por acadêmicos, dirigentes, técnicos e pesquisadores da área de Educação, selecionou os 157 projetos que cumpriram os requisitos. Já na segunda etapa definiram 20 experiências a serem visitadas (avaliadas in loco) por um grupo de consultores. Com base nos relatórios elaborados, a Comissão escolheu os 10 projetos vencedores.

Além de Rio das Ostras, as cidades e projetos premiados foram Brumado (BA), com “Programa Municipal de Atenção e Aprendizagem”; Campinas (SP), com “Formação, Currículo e Avaliação: trabalho coletivo para a educação integral”; Cerquilho (SP), com “Escola e Família: parceria que promove sucesso”; Gurupá (PA), com “Prova Gurupá”; Ponta Grossa (PR), com “Educação, Patrimonial: o estudo do meio como metodologia para a formação continuada de professores”; Rio do Sul (SC), com “Fala, Comunidade”; Salvador (BA), com “Mapa Digital da Educação”; Santa Bárbara de Goiás (GO), com “Mapeamento Educacional: garantindo condições de qualidade no sistema de ensino municipal” e Trombudo Central (SC), com “Organizaçã! ;o das Práticas Pedagógicas”.

0 comentários:

Postar um comentário