BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Cabo Frio: Festival da Culinária da Pesca acontecerá no próximo fim de semana






Mais um final de semana dedicado à gastronomia em Cabo Frio. Desta vez o evento reunirá todos os sabores do mar no Festival da Culinária da Pesca, que será realizado na rampa dos pescadores do bairro Gamboa, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, sempre a partir das 12h.

O Festival da Culinária da Pesca foi idealizado pelas Trabalhadoras da Pesca, grupo formado por mulheres e filhas de pescadores da Associação de Pescadores da Gamboa. O evento, que já está em sua quinta edição, é mais uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio de sua Secretaria de Turismo.

O bairro Gamboa é tradicionalmente uma colônia de pescadores, onde muitas famílias ainda sobrevivem da pesca, e o Festival tem como um de seus objetivos resgatar a culinária de raiz típica, incentivando pratos criativos e saborosos à base de frutos do mar.

Durante os três dias de evento o público terá a oportunidade de saborear 20 deliciosos pratos, além de doces variados. Entre os pratos principais, que serão comercializados a partir de R$ 8, estão caldo de abóbora com camarão, tainha com guando, lula à dorê, camarão ao alho e óleo, bobó de camarão, filé de sardinha com aipim, empadão de marisco e acarajé, dentre outra delícias.

Além de barracas com pratos de dar água na boca, entre doces e salgados, o Festival da Culinária da Pesca também contará com exposição e venda de artesanato, shows musicais, área de recreação infantil e muito mais. Para animar o público, na sexta-feira, dia 24, haverá show do cantor Jorge Villas; no sábado, dia 25, Orquestra Tropical; e no dia do encerramento, 26 de agosto, Banda Ramona Rox. Todos os shows terão início às 21h. Os três dias do Festival também contarão com a empolgação do DJ Massora.

O Secretário de Turismo de Cabo Frio, Paulo Massa, entendeu que este festival deveria receber a mesma atenção que os demais já realizados no município:

- É importante ressaltar que a proposta do Festival da Culinária da Pesca surgiu de um grupo de mulheres e filhas de pescadores do bairro para ampliar a renda da Associação de Pescadores e promover os componentes da pesca no município. A Prefeitura já apóia o evento desde sua primeira edição, mas este ano reuni minha equipe para que juntos pudéssemos agregar mais valor, investindo na mesma proposta de sucesso que já alcançamos com os Festivais do Marisco, da Sardinha e do Camarão – declarou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.

Toda renda arrecadada no V Festival de Culinária da Pesca será destinada à Associação de Pescadores e usada na manutenção do material utilizado no trabalho diário, além de investimentos futuros.

Fonte:  Eliane Ribeiro/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário