BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cabo Frio: Tribal se prepara para semana agitada


Mais uma semana repleta de atividades envolvendo a Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade (Tribal). Tudo começa amanhã, terça-feira (21/08), com uma reunião na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ), onde o presidente da Tribal, Fernando Chagas, se reunirá com a equipe da Secretaria para definir as metas e objetivos do próximo ano de atuação dos Pontos de Cultura.

CINE + TRIBAL


Na quarta-feira (22/08), o Cine + Tribal realizará a segunda exibição do mês de agosto, com a sessão especial Dia do Folclore, com curtas metragens abordando o tema. Além do momento de exibição, o Cine + Tribal se destaca pelo espaço destinado à troca e ao debate, sempre acompanhados de pipoca, café e chocolate quente. O Cine + Tribal acontece no Usin4, espaço cultural situado na Rua Geraldo de Abreu (antiga Rua da Usina), nº 4, no bairro Jardim Excelsior em Cabo Frio.


Fórum de Cultura Popular

Na sexta-feira deste mês (24/08), a Tribal participará do Fórum de Cultura Popular da Unisuam, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro. À convite do curador e organizador do Fórum, o folclorista Ricardo do Carmo, o presidente da Tribal, Fernando Chagas, abordará o tema "Pontos de Cultura e Desenvolvimento Local".



O evento é voltado para a promoção e divulgação da cultura popular, organizado pela UNISUAM, destinado à comunidade interna da Instituição e também à comunidade externa. Na programação inclui-se a exposição de obras de vários mestres populares da Região dos Lagos, como Chiquinho da Sucata, Clarêncio dos Bonecos, Já Silva, apresentação da Folia de Reis “Estrela do Oriente”, de Arraial do Cabo, e ainda a apresentação do grupo de teatro de bonecos “Sorriso feliz”. A exposição acontecerá entre os dias 7 e 24 de agosto de 2012 e o Fórum será realizado no dia 24 de agosto de 2012, como ponto de coroamento da exposição.



Teia dos Pontos de Cultura


Já de sexta-feira à domingo deste mês (24, 25 e 26/08), a Tribal participará da IV Teia do Encantamento, em Paraty. O encontro acontecerá no Quilombo do Campinho da Independência e reunirá representantes dos pontos, das instituições governamentais e artistas. Estarão presentes à Teia a secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, e representantes das secretarias de Cultura do Estado e do município de Paraty.


A abertura oficial da Teia será no dia 24, às 17h na Casa de Cultura de Paraty, na Rua Dona Geralda, 177, com a apresentação do coral indígena Guarani , seguida do espetáculo “Nada além de dois minutos”, realizado por dez pontos de cultura. Nos outros dias haverá debate sobre as realizações e perspectivas do programa Cultura Viva e a formação de três grupos de trabalho sobre os temas: Cultura, Comunicação e Eventos; Cultura, Diversidade e Políticas Públicas; e Cultura, Território e Sustentabilidade.



Além de consolidar e fortalecer a rede estadual de Pontos de Cultura e promover o diálogo com o poder público, o evento tem como objetivo valorizar as comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas da região.

0 comentários:

Postar um comentário