BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Em Iguaba Grande é intensificado trabalho de prevenção à hanseníase



A hanseníase é provocada por um parasita, que causa manchas, caroços, inchaço e dores nas articulações, é uma doença difícil de ser detectada.Em Iguaba Grande o trabalho de prevenção da doença foi intensificado, a situação preocupa, três crianças tiveram a doença e estão em tratamento.

A doença foi detectada em três crianças. A Secretaria de Saúde considera isso preocupante porque a hanseníase costuma aparecer mais em adultos. A enfermeira e chefe de PSF, Carla Santana, diz que casos como esse preocupam porque indica que a criança ou a pessoa não tomou vacina. Ainda assim, a proteção não é totalmente garantida. Em uma família de Iguaba, irmãos de treze e nove anos já haviam tomado a BCG e contraíram hanseníase. O pai deles foi o primeiro a descobrir que estava com a doença e os três precisaram fazer tratamento.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, no estado do Rio foram identificados 1.719 novos casos de hanseníase no ano passado. Em 2010, foram 1.762 novos, 43 a menos. Em Iguaba Grande, a Secretaria Municipal de Saúde registrou, em 2010, 10 casos de hanseníase. Em 2011, sete. E este ano, até agora, foram mais três pessoas, um total de 20 casos; alguns já foram curados e cinco ainda estão em tratamento.

Fonte: Jornal O Cidadão

0 comentários:

Postar um comentário