BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Secretaria de Cultura de Cabo Frio promove a Semana de Produção e Gestão Cultural


A Secretaria de Cultura vai promover, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, a Semana de Produção e Gestão Cultural, que acontecerá em uma universidade local entre os dias 27 e 31 de agosto.

A Semana de Produção e Gestão Cultural de Cabo Frio é um momento importante de encontro entre a sociedade e o poder público para a discussão das ações e projetos implantados e em implantação para a gestão da cultura do município, do Estado do Rio e do Governo Federal.

Entre os dias 27 e 31 de agosto, serão realizados mini cursos para capacitar os agentes culturais a fim de participarem do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Lei já aprovada em 2011 e regulamentada em 2012). Também serão oferecidas palestras e conferências com o objetivo de promover o conhecimento e o acesso às políticas públicas que se implantam neste momento especial para o nosso setor cultural:

- Estão previstas nesta programação a Adesão de Cabo Frio ao Sistema Nacional de Cultura-MinC, a apresentação do Plano Estadual de Cultura, a Lei de Incentivo Fiscal do SEC/ERJ e a apresentação do Sistema de Financiamento da Cultura de Cabo Frio. Esta Semana é resultado da articulação do Departamento de Editais de Cultura da Secretaria de Cultura de Cabo Frio com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, do Ministério da Cultura, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Sebrae, da Ferlagos e da Prefeitura de Cabo Frio – disse o Secretário Municipal de Cultura, José Correia.

As palestras que acontecerão segunda, terça e quarta-feira serão abertas a todos que quiserem assistir, mas, para os mini cursos – que contam com 30 vagas cada – participarão, prioritariamente, os indicados das entidades organizadas dos segmentos culturais que tenham CNPJ, e que devem se comprometer a ser multiplicadores do conhecimento que será adquirido nas oficinas. O participante deve ser indicado pelos membros das próprias entidades organizadas. As inscrições devem ser feitas na segunda-feira, dia 27, dia da abertura, das 14h às 16h, na própria universidade, com funcionários da Secretaria de Cultura que estarão preparados para isso. Cada entidade inscrita deverá participar de todos os mini cursos. Entidades não organizadas e agentes culturais que também tenham interesse podem participar como ouvintes e, caso haja desistência nas vagas das entidades organizadas inscritas, serão convidadas a participar seguindo a ordem de inscrição.

Serviço - Local – Fundação Educacional da Região dos Lagos, localizada à Av. Julia Kubitscheck, 80 - Jardim Flamboyant - Cabo Frio.


PROGRAMAÇÃO:


27/08 – Segunda-feira



14h - Abertura da Semana com mesa de autoridades: Governo Federal / Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro / Secretaria do Estado de Cultura e Município de Cabo Frio / Secretaria de Cultura



Palestra - Planejamento das Políticas Públicas da Cultura



Solenidade de Adesão do Município de Cabo Frio ao Sistema Nacional de Cultura



Local: Auditório da Ferlagos



28/08 – Terça-feira



09h - Apresentação do Plano Estadual de Cultura e da Lei Estadual de Cultura – Secretaria Estadual de Cultura (SEC)



14h - Apresentação do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC)



Local: Auditório da Ferlagos



29/08 – Quarta-feira



09h - Palestra - Arranjos Produtivos Locais - A cultura no cotidiano da cidade



14h - Palestra - Empreendedor Individual



16h - Palestra - Políticas Culturais e Gestão Cultural



Local: Auditório da Ferlagos



CONVIDADOS:


Marcelo Murta Velloso - Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Graduado em Produção Cultural pela UFF.

Álvaro Maciel - Coordenador do Edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 - Atos Visuais Funarte Brasília. Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ. Graduado em Ciências Contábeis pela SUESC / RJ.

Cleise Campos - Arte Educadora, Agente Cultural e Professora de História. Graduada em História pela UERJ. Especialização em Políticas Culturais pela UERJ. Mestre em História Social e Política do Brasil pela UNIVERSO.

Jansen Esteves - Consultor do SEBRAE / RJ. Graduado em Marketing com Especialização em Gestão de Marketing Estratégico. Consultor de empresas, especialmente nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Eventos. Empresário no setor de Eventos e Gastronomia.



NÚCLEO DE PRODUÇÃO CULTURAL


OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA OS SEGMENTOS CULTURAIS


30/08 – Quinta-feira:



9h às 13h - Oficina 1:



Elaboração e Enquadramento de Projetos - Thaissa Vasconcellos (Rio Criativo)



14h às 18h - Oficina 2:



Gestão de Projetos e Produção Cultural - Thaissa Vasconcellos (Rio Criativo)



Local: Auditório da FERLAGOS


31/08 – Sexta-feira:



9h às 13h - Oficina 3:



Explorando o PROEDI - Fábio R. B. Alencar



14h às 18h - Oficina 4:



Prestação de Contas de Projetos e Editais - Sigridy Lima



Local: Auditório da Ferlagos



CONVIDADOS:


Thaissa Vasconcellos - Assistente do Centro de Orientação de Negócios da Economia Criativa do Rio Criativo. Graduada em Produção Cultural e Marketing Estratégico. Especialista em Produção e Gestão Cultural.

Fábio R. B. Alencar - Diretor do Departamento de Editais de Cultura da Secretaria de Cultura de Cabo Frio. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UNIRIO. Graduado em Comunicação Social pela UFF.


Sigridy Lima - Gestora de Convênios da PMCF / Assessora Operacional do SICONV. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Graduada em Educação Artística pela Universo.

0 comentários:

Postar um comentário