BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cabo Frio: V Mostra de Sala de Leitura é um sucesso


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Técnico Pedagógico, iniciou hoje, quinta-feira, dia 9 de agosto, às 8h, no Teatro Municipal de Cabo Frio, a V Mostra de Sala de Leitura – Contos e Recontos, que será encerrada no dia 10, sexta-feira, e apresenta uma série de trabalhos realizados nas salas de leitura das escolas da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio baseados na Literatura Infantil.




A Secretária de Educação, Laura Barreto, abriu o encontro parabenizando todos os envolvidos no projeto e agradeceu pelo excelente trabalho desenvolvido nas salas de leitura:




-- Esse projeto partiu da necessidade de desenvolver o hábito de leitura nas crianças a fim de melhorar os índices de alfabetização, pois antigamente, havia alunos que chegavam à 3ª ou 4ª séries primárias sem saber ler direito. Os resultados do estímulo à leitura são surpreendentes, além de melhorar o rendimento escolar, as crianças levam os livros para casa e acabam contagiando toda a família com o hábito prazeroso da leitura – disse a Secretária.




Outra observação importante da Secretária foi sobre a evolução das apresentações dos trabalhos na Mostra que se tornam melhores a cada ano que passa e colocam em evidência o talento de alunos que atuam como verdadeiros artistas.




A Diretora do Departamento Técnico Pedagógico, Prof.ª Tania Avila, também teceu uma bela fala sobre a importância da leitura, apontando que o Programa é desenvolvido não só com o objetivo de formar leitores, mas também escritores:






-- Os livros proporcionam lazer e diversão aflorando a criatividade infantil, despertando o imaginário e a fantasia. Além disso, as histórias infantis trabalham com temas que abordam sentimentos típicos da infância como o medo, por exemplo, e isso ajuda a criança a trabalhar com as suas próprias emoções e a adquirir uma postura crítico-reflexiva extremamente relevante para a sua formação. – disse Tania.




Segundo ela, dados de uma pesquisa realizada pela UNESCO informam que apenas 14% da população brasileira têm o hábito da leitura e que o livro deveria ter a mesma importância que a televisão possui nos lares dos brasileiros. Por isso é tão importante influenciar as familiar estimulando-as a participar desse processo.




De acordo com a Coordenadora do Programa Sala de Leitura, Prof.ª Maria Cristina Chagas, desde o ano de 2008 o Serviço responsável pelas Salas de Leitura da Rede investe em capacitações que abordam os mais variados temas como: histórias em quadrinhos, fábulas, clássicos da literatura infantil e cordel dentre outros tipos textuais, objetivando a formação dos dinamizadores de sala de leitura, para que os mesmos venham desenvolver um trabalho diversificado e prazeroso, estimulando nos alunos o gosto pela leitura.
  Fonte:  Simone Obrecht/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário