BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CABO FRIO: Alunos da rede municipal brilham no Grande Festival Estudantil de Música de 2012

 

Alunos de nove escolas de 2º segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino balançaram o Teatro Municipal de Cabo Frio com o Grande Festival Estudantil de Música promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio nesta terça-feira, dia 11 de setembro.
 
 


O evento, coordenado pelos professores Angela Navarro e Márcio Augusto Cardoso, do Departamento Técnico Pedagógico (DETEP), teve o objetivo de promover e fomentar a produção musical dentro das escolas da rede municipal, revelando talentos e promovendo a integração musical entre os alunos, além de desenvolver a linguagem artística e propiciar aos adolescentes e jovens uma reflexão sobre temas relevantes de sua realidade pessoal, social e ambiental.
 
 
 

A Secretária de Educação, Laura Barreto, abriu o evento agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância do ensino da música nas escolas:

- Sempre vemos na escola algum aluno carregando um violão debaixo do braço. Todo aluno gosta de tocar algum tipo de instrumento musical e nós, educadores, devemos estimular esse gosto, valorizando o talento de cada um. Agradeço a toda a equipe do DETEP, aos professores, diretores e aos alunos que se inscreveram para participar deste Festival, proporcionando, hoje, a nós uma manhã tão agradável – disse a Secretária.
 



O Professor de Música Márcio Augusto Cardoso também agradeceu à equipe do DETEP e à Secretária, Laura Barreto, por todo o apoio e incentivo para que o evento se concretizasse:

- Foi muito bom participar da organização do Festival. Nós temos muitas produções dentro das escolas, realizadas pelos nossos alunos, e, hoje, pudemos assisti-las. Este evento possui caráter competitivo, por isso teve apenas um vencedor, mas é bom ressaltar que os maiores artistas e grupos musicais sofreram derrotas antes de alcançar o sucesso e isso significa que qualquer participante deste Festival, independente de ganhar ou não, tem potencial para um dia conquistar a fama – comentou o Professor.
 
 
 
 
As músicas criadas e apresentadas pelos alunos trouxeram diversos temas dentre os quais se destacaram: o amor, a paz, a esperança de um futuro melhor. Houve também composições mais engajadas que criticaram a violência, as desigualdades e injustiças sociais. Enfim, o Festival mostrou a cara da nossa juventude: o que eles pensam, do que eles gostam e não gostam, as suas expectativas para o futuro. Foi um grande show que surpreendeu, agitou e alegrou o público presente.

O evento contou também com a participação da Banda Dr. Law, que levou a plateia ao delírio, e foi encerrado com a apresentação dos resultados do julgamento dos jurados.

Os diretores, representando suas escolas, receberam os certificados de participação no Festival e os resultados foram os seguintes:

1º lugar: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista - premiada com um violão elétrico;

2º lugar: Escola Municipal Professora Tania Maria Gomes de Ávila - recebeu um teclado;

3º lugar: o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp - premiada com um violão acústico.

Melhor Intérprete: André Veríssimo de Souza Oliveira, da Escola Municipal Professora Tania Maria Gomes de Ávila;

Melhor Instrumentista: Jeferson da Conceição Pereira, da Escola Municipal Prof.ª Wanda Pereira Roque;

Aclamação Popular: Escola Municipal Luíz Lindenberg.


Fonte: Simone Obrecht/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário