BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prefeitura de Cabo Frio inaugura Praça da Cidadania

 
 
 
A Prefeitura de Cabo Frio inaugura, no próximo dia 4 de outubro, a Praça da Cidadania, localizada em frente ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Em uma área de, aproximadamente, 17 mil m², com paisagismo que inclui bromélias e plantas nativas, está sendo construído o Museu do Surf, pavimento com cerca de 212 box de artesanato e praça de alimentação, além de um local destinado à recreação infantil, dentre outras opções de lazer.
 



Toda a estrutura da praça foi criada para atender a demanda de alguns setores da cidade de Cabo Frio que reivindicavam melhorias em seu trabalho, como um lugar digno onde pudessem expor seus artesanatos e vender suas iguarias, no caso dos artesãos e demais ambulantes. Uma sede para o acervo do Museu do Surf também foi reivindicada e o pedido atendido.

A Prefeitura de Cabo Frio, além de criar uma infraestrutura para esses setores, disponibilizou outros espaços no mesmo complexo com o objetivo de proporcionar à população e aos turistas que chegam à cidade uma área voltada para o entretenimento.
 
 
 
Conheça a estrutura da Praça da Cidadania:

- Museu do Surf: Com dois pavimentos, o local vai abrigar um dos maiores acervos do mundo. O museu possui área de exposição, sala de vídeo, área de serviço, sala de reserva técnica, Loja de Souvenir e Surf-Bar para atendimento ao público, que se tornará o ponto de encontro dos jovens.

Todos os detalhes dessa construção foram pensados para aproximar, ainda mais, o visitante à realidade de uma cidade praiana como Cabo Frio. O salão principal é composto por janelas redondas remetendo escotilhas de embarcação. Já o piso, feito especialmente para o Museu do Surf, remete às areias da Praia do Forte. Além de toda essa estrutura, o Museu possui rampas de acesso, banheiro masculino e feminino para atendimento às pessoas com mobilidade reduzida, além da previsão de um elevador, tudo conforme as normas de acessibilidade.
 
 
 

Todos os detalhes da arquitetura foram pensados visando o menor consumo de energia elétrica, por isso a iluminação interna será de led, superled e lâmpada fria. A disposição das janelas foi programada para a ventilação cruzada, evitando assim, a necessidade do uso do ar-condicionado.

- Anfiteatro do Surf: Uma espécie de arena circular ao céu aberto, localizado em frente ao Museu do Surf, que servirá de palco para música ao vivo, apresentações voltadas ao mundo do surf.

- Anfiteatro Agito: Próximo ao pavilhão, foi criado para prática de capoeira, lutas, e qualquer outra atividade espontânea que demande de um espaço livre.

- Espaço Zen: Área reservada para prática de yoga e tradicionais disciplinas físicas e mentais.

- Parquinho da Árvore: Sob uma grande árvore da espécie Figueira, encontra-se o parquinho com diversos brinquedos, todos voltados para a diversão das crianças.

- Feira de Artesanato, Alimentação e Variedades: Em apenas um lugar, é possível encontrar uma infraestrutura adequada para a praça de alimentação, com diversas opções de comidas, e também para o artesanato local e variedades.

São, ao todo, 212 box, sendo 105 destinados ao artesanato, 32 box de alimentação e 75 box para os semi artesanato (conhecidos como o setor de variedades).

De acordo com o Secretário de Habitação e Serviços Públicos, Eduardo Leal, todas as pessoas que receberão seu box estão no processo junto à Secretaria de Fazenda.

- Além da conquista de um espaço adequado para o trabalho, este local possibilitará que cada um se torne um micro empresário, conquistando, assim, todos os direitos de um empreendedor – afirma Leal.

Para o Superintendente da Coordenadoria de Planejamento, o arquiteto Felipe Araújo, que é o responsável pela concepção de todo o projeto, essa arquitetura só traz benefícios para a cidade de Cabo Frio.

- Além de humanizar o trabalho de centenas de pessoas, este projeto também traz para a população, uma oportunidade de lazer, em um espaço interativo e com ricos detalhes que encantam ainda mais toda essa estrutura.
 
Fonte: Ingrid Garcia/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário