BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Arte de Bel Borba faz sucesso nas ruas de Nova York



Auto retrato da exposição de Bel Borba realizada este ano no Rodin Bahia

 
Bel Borba é conhecido como "Picasso do Povo", já que, com seus mosaicos, inspirados no trabalho do artista espanhol, adorna muros, túneis e encostas de cidades. Depois de já ter exposto em muitos lugares no Brasil, Bel chegou a Nova York de mala e cuia, passou um mês por lá, e desenvolveu uma intervenção artística pela Big Apple. Conclusão: ganhou matéria no jornal The New York Times.
 


Diversos bairros de Nova York, nos Estados Unidos, incluindo a Avenida Times Square, a maior da cidade, por onde passam mais de 400 mil pessoas por dia, foram "invadidas" pelas intervenções de rua do artista plástico Bel Borba. Projetadas num telão em plena rua, a exposição da Times Square deu ampla visibilidade ao artista, causando curiosidade dos que passavam pelas obras. Além do telão da badalada avenida, 13 esculturas de mais de três metros de altura foram expostas nos bairros. Maior rede de TV americana, a CNN exibiu na sua programação detalhes das obras de Borba, e o jornal The New York Times publicou três reportagens em menos de um mês sobre o artista, informa a Bahiatursa.
 
 

 

"A recepção foi incrível e repercussão da minha arte foi acima de qualquer expectativa. Desde 7 de setembro que não paro de trabalhar, mas o esforço valeu a pena. Vejo que a Bahia ganhou ampla visibilidade. Fizemos um trabalho denso e consistente", comentou Bel Borba que retorna a Salvador no próximo sábado, 20. Na Bahia, turistas e visitantes podem encontrar painéis, esculturas e gravuras de Bel Borba no Centro de Convenções, aberto diariamente. No blog, leia sobre o artista aqui. Saiba mais sobre a arte de Bel Borba no blog Diário Baiano.
 
 
 

 

A presença de Bel Borba em Nova York fez parte do circuito promocional da Bahia,juntamente com a Embratur, nos Estados Unidos. O destino já foi divulgado em workshops realizados em Miami e em Dallas. De acordo com José Gherardi, presidente da Associação dos Operadores Brasileiros nos EUA (BTOA, o circuito promocional da Bahia nos Estados Unidos agradou o mercado turístico local que cobra divulgação dos destinos o ano inteiro. "Precisamos incentivar estas ações. É através da arte e da cultura que o americano se encanta pela Bahia", diz. A Associação dos Operadores Brasileiros nos EUA (BTOA) agrega mais de 70 membros entre companhias aéreas, operadoras, hotéis e governos.
 
 
 

 

De acordo com Rosana França, diretora da Bahiatursa, em cinco anos a Bahia promoveu para o turismo 13 eventos nos EUA, incluindo apoio a festivais, workshops e eventos de ampla divulgação internacional.
 
 
 
 

Com a ajuda de companhias aéreas que operam com voos diretos dos EUA para Salvador, como a American Airlines, o Estado se tornou um receptor destes turistas e já recebe mais de 40 mil americanos por ano, segundo a Fipe. "Trabalhamos muito o roteiro étnico-afro que vai de Salvador ao Recôncavo. Eles se encantam pela cultura e comida", disse Marvin Alvarez , gerente da American
 
 
 

 

O maior agente de viagem nos EUA para o Brasil, João de Matos, responsável também pelo Brazilian Day NY, disse que dos 70 mil turistas que envia para o Brasil, 20 mil vão para a Bahia, atrás da alegria do baiano. A capoeira é o link que mais aproxima os jovens entre os países. "Temos muitos estudantes que fazem intercâmbio só para se aprofundar e estudar a capoeira na Bahia. Eles aprendem a falar português, cantar e ajudam a disseminar esta modalidade por todo o mundo", explicou Jelon Vieira, professor de 400 praticantes da luta.
 
(Fonte: Bahiatursa. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

0 comentários:

Postar um comentário