BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cabo Frio inicia cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência

 
 
A Prefeitura de Cabo Frio inaugurou nesta quarta-feira, 17 de outubro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o primeiro curso profissionalizante em toda a região dos lagos para pessoas com deficiência (PCD).

A ação inclusiva, fruto da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), trouxe para o município três cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): auxiliar de cozinha, aplicador de revestimento cerâmico e pintor de obras.

Quem pretende se qualificar em uma destas áreas e ampliar as chances da conquista do emprego deve se apressar porque restam poucas vagas que podem ser preenchidas por moradores de Cabo Frio e cidades vizinhas. São 72 oportunidades de profissionalização (24 para cada curso) destinadas inicialmente para pessoas com deficiência, porém estendidas a quem não a tem através da formação de turmas mistas.

Os cursos têm duração de três meses. Neste período os alunos terão aulas teóricas e práticas utilizando todos os equipamentos empregados em cada capacitação, inclusive os de segurança, receberão uniforme, lanche e passagem gratuitos e, ao final, o certificado do SENAI, que tem grande aprovação no mercado de trabalho.

O primeiro curso a iniciar suas aulas foi o de auxiliar de cozinha com uma turma mista (50% dos alunos são PCD) composta por moradores de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. As aulas de aplicador de revestimento cerâmico e pintor de obras começam no próximo dia 22.

Para os interessados em ingressar nos cursos, as inscrições podem ser feitas na sede do DAPEDE (Departamento de Apoio a Pessoa com Deficiência), onde as aulas estão sendo ministradas. O DAPEDE está localizado na Avenida Vitor Rocha, nº 100, Parque Burle – próximo à UPA Cabo Frio. Para outras informações: (22) 2645-5674.

Fonte: Souza Leite/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário