BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO CELEBRA REFORMA PROTESTANTE E ANIVERSÁRIO DE CABO FRIO







Para celebrar os 495 anos da Reforma Protestante e os 397 anos da cidade de Cabo Frio será realizada a 1ª Mostra de Arte Flamboyant. A exposição começa no dia 31 de outubro e prossegue até o dia 13 de novembro, com entrada franca, no Espaço Presbiteriano Flamboyant, de segunda a segunda, das 09h às 20h30min.

O Espaço Presbiteriano, localizado à Rua José Paes de Abreu, n.º 920, no bairro Jardim Flamboyant, em Cabo Frio apresentará à sociedade um novo conceito de Centro Cultural. Os visitantes poderão conferir trabalhos dos artistas Paulo Luis, Reinaldo Caó, Oliveira Celso, Ivan Amorim, Oliveira Celso, Cleusa Araújo e Iva Maria. A Mostra apresentará uma grande variedade de quadros, esculturas, móveis e objetos decorativos. A programação conta ainda com palestras e apresentações musicais.

A exposição comemorará duas importantes datas: a Reforma Protestante e os 397 anos da cidade de Cabo Frio.

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou as suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg na Alemanha. Tinha assim início o grande movimento chamado de Reforma Protestante. Já o dia 13 de novembro, último dia da Mostra, marca o aniversário da cidade de Cabo Frio.
Flamboyant.JPGNo vernissage, dia 31 de outubro, às 19 horas, o Reverendo Edison Aguiar de Souza Júnior palestrará para convidados sobre o tema “A Igreja Evangélica e a Arte”. A partir daí, até o dia 13 de novembro, a exposição estará aberta à visitação de grupos escolares e para o público em geral. Durante o dia serão disponibilizadas rápidas palestras sobre a percepção e escolhas artísticas e, à noite, apresentações musicais.

Para mais informações (22) 2644-6813/ (22) 9995-1230.

Iva Maria

Expositores:

CLEUSA ARAÚJO - moradora de São Pedro da Aldeia, natural de Niterói. De início, buscando inspiração em artistas como Pablo Picasso, Georges Braque e outros. Tem ênfase na mistura de tintas, colagens, objetos da natureza e material de reciclagem. Arte chamada de “Combinações”.

É voluntária na obra social “Amigas da Mama”, onde ensina e vende seus trabalhos.
Sua frase: “Pegue os retalhos da sua vida e faça uma colcha para Jesus”.

IVA MARIA - moradora de Cabo Frio, cria e produz móveis, luminárias e diversos objetos para decoração com conchas, resina e outros materiais, utilizando material reciclado como base de apoio. O tema central do seu trabalho são as conchas do litoral da região e a missão é destacar a beleza do meio ambiente.

Os momentos lúdicos e cercados de simbologia, vividos às margens do Canal do Itajuru, durante sua infância, se revelam na sua arte. Autodidata, nasceu em Cabo Frio e busca, no simples, os retalhos da vida evocando imagens das memórias genéticas, suas e dos apreciadores de arte.

Seu trabalho com artes começou há 12 anos quando pesquisava a história dos índios tupinambás que habitavam a Região e deixaram, como expressão máxima da sua cultura material, uma cerâmica policromática com motivos decorativos desenhados nas cores vermelha e preta, sobre base branca ou bege, resultando em formas geométricas de rara sofisticação.

Ao longo destes anos já participou de várias exposições coletivas e individuais, dentre elas a Feira Forte em Cabo Frio (2007, 2008 e 2009), o Fashion Beach Cabo Frio (2007), Espaço Cultural Érico Verríssimo no 2º Distrito de Cabo Frio (2008), Espaço Cultural da Secretaria de Turismo de Búzios, na Rua das Pedras (2008), Espaço Maria José Fernandes no Leste Shopping em Cabo Frio (2010), entre outros.

"- O que faço, hoje, surgiu meio que por inspiração divina foi desabrochando, até tomar essa forma que eu considero ser o primeiro degrau do conhecimento. Se a arte puder colaborar para manter o meio ambiente vivo, então façamos a nossa parte reutilizando, reduzindo, ‘reciclando... juntando os cacos da vida e transformando-os em arte".

IVAN AMORIM DA SILVA (IVAN AMORIM) - nascido e criado em Campos dos Goytacazes, artista plástico, tem sua formação em ateliês, participando do Curso de Desenhos Animados em Brasília, onde começou a se interessar pelas cores, pois ajudava na confecção de desenhos para comerciais de televisão.

Vindo morar em Cabo Frio apaixonou-se pela beleza natural da região e pelo contingente artístico operante na cidade como Carlos Scliar, José de Dome, Torres do Cabo e Jean Guilhoume dentre outros.

Conheceu Rudnei Queiroz, escultor que era seu professor de Educação Artística e que muito o incentivou juntamente com Paulo Luiz, seu colega de curso de Contabilidade.
Cada vez mais integrado começou a desenhar e pintar animais, logo depois foi morar no Rio de Janeiro, onde expôs seus trabalhos na Feirart’e Calçadão, na Avenida Atlântica em Copacabana, onde conheceu muitos artistas que exerceram influencia no seu aprendizado e assim pode ingressar na pintura de paisagens e aproveitou a oportunidade de conhecer a pintura de Marinhas, destacando as pinturas de Cidy Galvão que foi fonte inspiradora para que pudesse observar mais e melhor os efeitos cambiantes da luz e os efeitos cataclismáticos e como a cor é rica em reflexos, transparências e nuances, o que até hoje caracteriza a sua obra.

Participou de muitos eventos culturais como Gincanas, Salões, com destacada revelação como artista. Hoje ministra aulas no Espaço Cultural de Cabo Frio, e expõe suas obras e também ministra aulas particulares.

COMENDADOR OLIVEIRA CELSO - é natural do Rio de Janeiro e nasceu em 1959. O artista iniciou-se no desenho aos 6 anos e começou a pintar aos 13. Aos 17, Oliveira Celso já apresentava trabalhos em galerias. Tornou-se discípulo do mestre Armando Viana e do marinista Celso Rodrigues e em 1985 foi aconselhado pelo mestre Armando Viana a fazer parte da Sociedade Brasileira de Belas Artes.

Suas obras já foram expostas em países como Portugal, Alemanha, Japão, Estados Unidos, França e Espanha – país onde morou com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos. Passando por Búzios em 2003, onde atualmente o artista mantém seu ateliê, foi convidado pelo toureiro e empresário português Joaquim Bastinhas para relatar sua vida em Portugal, em óleo sobre tela.

Em setembro de 2009, o pintor representou o Brasil na Ward Nasse Gallery, em Nova York. Coleciona vários prêmios em salões e exposições, destacando-se o XI Salão do Mar – Clube Naval- RJ e a melhor obra “Prêmio Exposição na Galeria La Pigna”- Vicariato de Santa Sede – Vaticano, Itália.

“Oliveira Celso é um mestre na arte de captar belas cenas de pescadores com paisagens bucólicas e luzes especiais, utilizando óleo sobre tela”, segundo a repórter Elisa Lopes Torres.

O artista possui obras em Museus e acervos no Brasil e no exterior. Dentre eles destacam-se o Museu Nacional de Tókio, o Museus do Toureiro Joaquim Bastinhas – Portugal, o Museu Oceanográfico Arraial do Cabo – RJ, o Acervo Comando da Força Aeronaval São Pedro da Aldeia – RJ.

“Continue meu filho!” era a frase que o artista ouvia continuamente do mestre Armando Viana e que parece que surtiu efeitos.

PAULO LUIS DE OLIVEIRA - nascido e morador em Cabo Frio, é músico, maestro e artista plástico. Em seu currículo, tem as seguintes exposições: 1987- 1° Expoarte- RJ- Exposição de Arte no RJ; 1989- Exposição individual na Caixa Econômica Federal - Cabo Frio; 1989- Medalha de ouro no 1º Salão Nacional de Artes Plásticas dos Correios; 1990- participação como convidado do evento "Os Melhores do ano"; 1998- Exposição Coletiva- Brasil/Portugal - Galeria Dino Brito-Portugal; 1998- Menção honrosa no XXIX Salão de Belas Artes do Clube Naval; 1999- Exposição coletiva Galeria Portal; 1999- Obras adquiridas pela Galeria Solar do Rosário - Curitiba; 2002- Exposição coletiva Universidade Estácio de Sá-RJ; 2002- Menção honrosa - XV Salão Pedro Alexandrino; 2009- Exposição coletiva na Galeria Lourdes Saraiva Queiroz - Uberlândia- MG; 2011- Exposição Individual no Museu José de Dome (Charitas) - Cabo Frio

REINALDO CAÓ - morador de Cabo Frio, artista plástico, pintor e desenhista, com experiência em pintura a óleo. Diversas vezes premiado pelas obras expostas em Salões de Arte. Catalogado junto a pintores de renome, no Art Gallery e Consulte Vol. VI

A força da expressão da luz em suas telas é seu ponto forte. Conquistou respeito e admiração do público e suas obras são vendidas no Brasil e no exterior.

Autor do projeto social "Domingo com Arte" que funciona em Cabo Frio, no Bairro Tangará, atendendo a crianças e jovens carentes com oferta de alternativas diferenciadas através do contato com a arte e a cultura. Ministra aulas de pintura no espaço "Corredor Cultural de Cabo Frio" ensinando técnicas desenvolvidas ao longo de sua atuação como pintor. Também atua como animador cultural da rede pública nas escolas da Região no fomento à Cultura, junto a crianças e adolescentes, consolidando o papel da arte na mudança social.

Autor do projeto social "Domingo com Arte" que funciona em Cabo Frio, no Bairro Tangará

0 comentários:

Postar um comentário