BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Exposição e lançamentos de livros celebram a cultura em Rio das Ostras

 
Foto: Jorge Ronald
Foto de vários fiscais do transporte posando para foto com seu novo uniforme
Casa da Cultura vai sediar mostra no mês que completa 15 anos de atividades
 
A Casa da Cultura Bento Costa Junior, primeira unidade dedicada à cultura na cidade e patrimônio histórico municipal, preparou uma programação especial para o mês de outubro. A partir da próxima segunda-feira, dia 8, nas salas de exposição da Casa estarão à mostra parte de acervo da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que no dia 10 completa 15 anos de criação. No local também vão acontecer dois lançamentos de livros.

Até o dia 31 de outubro, a Casa da Cultura vai expor o acervo de óleos sobre tela, trabalhos de arte em areia, entre outros, compostos por diversos artistas de Rio das Ostras e municípios vizinhos. Na mostra também vão estar reunidos produtos criados na Fábrica de Bonecas e Tapetes de Rocha Leão e Fundição de Arte e Ofícios, além de peças de arte e artesanato confeccionadas por alunos de cursos e oficinas desenvolvidas pela Fundação de Cultura.

HISTÓRIA - Construída no final do século XIX para abrigar material de pesca e mais tarde depósito de sal, a atual Casa da Cultura foi transformada em residência da família do médico Bento Costa Júnior a partir de meados da década de 1940. O imóvel, considerado uma das mais antigas construções de Rio das Ostras, guarda em seu interior histórias significativas de uma pequena vila de pescadores.

Considerada patrimônio histórico e cultural da cidade pelo Inepac - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, a Casa foi restaurada, preservando o projeto arquitetônico original. Em 1997, cinco anos após a emancipação do município, a Casa foi desapropriada pela Prefeitura e transformada em sede da cultura de Rio das Ostras.

Todo o mobiliário e objetos expostos na Casa são da década de 20 e pertencem ao acervo da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O prédio abriga, em seus vários ambientes, o Núcleo de Artes Plásticas, Artesanato e Desenho, que promove oficinas e cursos, além do Centro de Memória com fotos e documentos da família de Dr. Bento Costa Júnior.

LANÇAMENTO DE LIVROS – No dia 19 de outubro, às 15h, a Casa da Cultura Bento Costa Júnior abre as suas portas para o lançamento da obra “Futebol 3D – Como nasce um craque”, de Marcos Provazzi. O livro é uma ficção que aborda, com certo lirismo, os bastidores da trajetória profissional comum a muitos dos nossos ídolos do esporte. Em suas páginas, o autor busca conscientizar os jovens sobre a existência de outros talentos tão importantes quanto ser um extraordinário jogador de futebol neste país.

Já no dia 26 de outubro, às 19h, a Casa da Cultura vai ser palco do lançamento do livro “Efeito Colateral”, de Vittorio Fulchignoni. Segundo o autor, a obra “relembra fatos ocorridos em 1998 à revelia de uma sociedade amesquinhada e impotente, que não sabe explicar as imprevisíveis trocas de valores e regras de comportamentos éticos, morais e religiosos”.

SERVIÇO – A Casa da Cultura Bento Costa Júnior fica na Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, no Centro, em frente à Praça São Pedro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 10 às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário