BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Festival de Frutos do Mar reúne restaurantes de Rio das Ostras
 
 
Na edição do ano passado, muita gente participou dos workshops
Na edição do ano passado, muita gente participou dos workshops


Rio das Ostras é uma cidade privilegiada com uma natureza exuberante, mas que também cria e incentiva eventos que estão no calendário turístico de muita gente. Um exemplo é o Festival de Frutos do Mar, que este ano entra em sua 16ª edição, sendo reconhecido como uma das maiores referências em gastronomia no Estado do Rio de Janeiro. O evento, marcado para acontecer entre os dias 2 e 20 de novembro, será realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio do município.
 
Segundo o subsecretário de Turismo, Indústria e Comércio, Sérgio Azevedo, o lançamento do Festival de Frutos do Mar deste ano acontecerá no espaço montado para realização da Fepro – Feira de Promoções de Rio das Ostras. “Aproveitaremos toda a estrutura da feira, que estará acontecendo no Camping de Costazul, para promover o lançamento do festival no dia 1º de novembro, com degustação e workshop com receita especial de peixe”, destacou, lembrando que na ocasião, artesãos do município estarão pintando e ornamentando esculturas de peixes feitas pela Fundição Escola de Artes e Ofícios, da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
 
Durante o festival, realizado nos restaurantes participantes, cada estabelecimento criará um prato à base de frutos do mar para ser comercializado. O consumidor também poderá participar do evento gastronômico por meio de um “passaporte”, criado com a intenção de levá-lo ao maior número de restaurantes e credenciá-lo aos sorteios, sendo o principal prêmio, uma viagem com direito a acompanhante, à vinícola Casa Valduga.
 
Um grande encontro de encerramento está marcado para acontecer no Camping Costazul, nos dias 23 e 24 de novembro, onde serão ministrados wokshops gratuitos com chefs de cozinha e sommeliers renomados, com comercialização de pratos de degustação, com preços promocionais, criados pelos restaurantes participantes. As aulas serão destinadas ao público em geral. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 24, inclusive no critério voto popular, uma novidade para esta edição.
 
VENCEDOR 2011 - O chef Wladimir Anselmo foi o grande vencedor do festival do ano passado com o prato Bacalhau Crocante à YakiOstras e teve a oportunidade de conhecer toda estrutura da Villa Valduga, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Recentemente, ele foi convidado a mostrar o seu trabalho no Rio Show Gastronomia junto a grandes chefs do Rio de Janeiro, divulgando o município de Rio das Ostras e seu potencial, no evento onde são apresentados cardápios especiais elaborados por profissionais conceituados de 432 bares e restaurantes cariocas.
 
Para o empresário, participar do evento gastronômico foi mais uma grande oportunidade de divulgação do seu trabalho. “Fomos bastante elogiados pelo prato e por nossa maneira de servir, tanto que recebemos convites para participar de outros encontros. Devemos grande parte disso ao nosso destaque no Festival de Furtos do Mar. Para esse ano, a nossa expectativa de participação é ainda maior”, comentou o chef Wladimir.

Fonte: SECOM / PMRO

0 comentários:

Postar um comentário