BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Gastronomia e Arte em mais uma edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras


 
 
A décima sexta edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras, que acontecerá entre os dias 2 e 20 de novembro, nos restaurantes participantes, terá uma grande novidade este ano. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e a Fundação Rio das Ostras de Cultura, por meio a Fundição Escola de Artes e Ofícios, está proporcionando um aspecto artístico ao evento gastronômico.
 
Jovens artesãos estão auxiliando o professor Isaque Rocha na confecção das esculturas de peixes que serão utilizadas para identificação dos restaurantes participantes durante a realização do festival. As esculturas, que estão em fase de finalização, também servirão de urnas para que o consumidor possa votar no prato preferido.
 
Nesse momento, o professor Isaque Rocha e os seus alunos trabalham nas esculturas de peixes que serão finalizadas em resina. Eles esculpem os blocos de isopor, para posteriormente serem feitos moldes em gesso. Após todo esse processo, as peças em resina ficarão prontas. As esculturas definitivas terão 1,50m X 1,00m. Os artesãos da Fundição Escola também estão preparando os troféus que serão entregues aos vencedores do festival.
 
O professor Isaque Rocha, que já trabalhou com Escolas de Samba do Rio de Janeiro e nas redes Globo e Manchete, explica que o trabalho é feito com técnica, carinho e empenho. Ao todo, serão 12 peixes que receberão pintura e ornamentação feitas por artistas de Rio das Ostras, durante a solenidade de lançamento do Festival de Frutos do Mar, no dia 1º de novembro, no Camping de Costazul, onde também acontecerá a Fepro Rio das Ostras.
 
FUNDIÇÃO ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS - Atualmente, a fundição tem um grupo de aprendizes com idades entre 14 e 18 anos. Todos passam pelas oficinas de Luteria (confecção de instrumentos de corda); Fundição a Quente (metais); Fundição a Frio (cerâmica e madeira) e História da Arte. “Aqui somos responsáveis pela formação de jovens artesãos que, sob a orientação de artistas plásticos experientes, desenham, modelam, fundem peças de cerâmica, alumínio, bronze e resina. Temos espaço voltado para a arte, mas que também prepara seus alunos para o mercado de trabalho”, comentou Deroci Gomes, supervisor administrativo da Fundição Escola de Artes e Ofícios.

Fonte: SECOM / PMRO

0 comentários:

Postar um comentário