BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jaildo Marinho ganha mostra na Pinakotheke Cultural, Rio

Jaildo Marinho: a exposição do artista vai ser inaugurada no Rio nesta terça-feira (30/10)
 
Radicado na França, artista pernambucano reúne 39 obras e lança livro. Suas obras integram o acervo de importantes museus e de coleções particulares no Brasil e no exterior
 
 
 

No dia 30 de outubro, para convidados, e, no dia seguinte, para o público, a Pinakotheke Cultural inaugura a exposição Jaildo Marinho – Le Vide Oblique, com obras produzidas nos últimos dez anos pelo artista nascido em Pernambuco, em 1970, e radicado na França.
 
Suas obras integram o acervo de importantes museus e de coleções particulares no Brasil e no exterior, como do MADI Museum of Dallas, nos EUA. Jaildo Marinho – Le Vide Oblique foi apresentada em Paris, de março a junho deste ano, na Maison da América Latina, com curadoria do crítico de arte francês Jacques Leenhardt e do diretor da Pinakotheke Cultural, Max Perlingeiro.
Serão apresentadas 39 obras, dentre pinturas e esculturas, produzidas entre 2002 e 2012, algumas inéditas. Integrante do Grupo MADI (Movimento, Abstração, Dimensão, Invenção, formalizado em 1946, na Argentina), Jaildo Marinho faz um permanente diálogo com o construtivismo. Suas esculturas, em mármore branco de Carrara e de Thassos, têm formas geométricas, algumas com a utilização da cor em tinta acrílica. Os tamanhos chegam a 135cm x 240cm x 90cm. As pinturas são em tinta acrílica sobre madeira e fio de algodão.
 
Na abertura da exposição será lançado um livro com a qualidade que marca a Editora Pinakotheke, com 157 páginas, trilíngue (português/inglês/francês), com textos do poeta Lêdo Ivo, do crítico de arte francês Jacques Leenhardt e do jornalista e escritor Mario Hélio Gomes, além do registro fotográfico das esculturas e pinturas realizadas nos últimos quinze anos.
 
Abertura: 30 de outubro de 2012, às 19h30. Visitação pública: 31 de outubro a 8 de dezembro de 2012. A Pinakotheke Cultural fica na Rua São Clemente 300, Botafogo - Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2537-7566.

Fonte: Júlio Honaiser

0 comentários:

Postar um comentário