BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saquarema: Faetec abre inscrições para cursos técnicos


 
 
Boas oportunidades para quem deseja preparar o futuro profissional e garantir uma vaga no mercado de trabalho. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferece a partir desta segunda-feira, dia 22, 9.319 vagas em cursos de Ensino Fundamental, Infantil, Técnicos de Nível Médio, e Tecnólogos (Nível Superior), todas para ingresso em 2013. Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), até o dia 11 de novembro.
 
Por apresentarem conteúdo mais prático, focados nas necessidades do dia a dia das empresas, e terem curta duração, os cursos técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho. Para o presidente da Rede, Elder Lugon, essa é uma boa oportunidade para o jovem sair no Ensino Médio com um emprego garantido.
 
– O que a Faetec faz é garantir aos seus alunos que, após a conclusão do Nível Médio/Técnico, ele possa ser inserido no mercado de trabalho em uma boa oportunidade. É um ensino de excelência, gratuito e que todos devem aproveitar – ressalta.
 
Ao todo serão 9.319 mil vagas para diversos cursos, sendo que destas, mais de 7 mil são voltadas para os cursos técnicos de grande necessidade para o mercado como: Guia de Turismo, Hospedagem, Análises Clínicas, Agenciamento de Viagens, Contabilidade, Informática para Internet, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração.
 
Os cursos oferecidos na modalidade de concomitância interna, que têm 30 vagas, são para aqueles que concluírem o Ensino Fundamental até dezembro deste ano e será oferecido somente na unidade Escola Técnica Estadual Agrícola (ETEA) Antônio Sarlo. Já na externa, com 195 oportunidades, o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Ensino Técnico na Faetec.
 
As 3.284 oportunidades de Ensino Técnico de Nível Médio integrado são para aqueles que até dezembro concluírem o Ensino Fundamental, assim como o Normal de Nível Médio, com formação de professores. O candidato ainda pode optar somente em fazer o Ensino Médio, cuja oferta é de 270 vagas, sem a educação profissional técnica. Todos eles têm duração de três anos.
 
A modalidade subsequente, que traz 3.255 vagas, é para quem já concluiu o Ensino Médio, e o curso tem duração de um ano e meio. Outro que segue a mesma linha é a Especialização em Enfermagem do Trabalho, com 70 oportunidades, oferecida para aqueles que já concluíram o curso Técnico em Enfermagem. A duração do curso é de um ano.
 
No Ensino Superior são 408 vagas nos cursos Tecnólogo de Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Informação e Comunicação, Processos Gerenciais, Logística e Gestão Ambiental (Nas Faeterjs e nos Institutos Superiores). Além disso, há também 180 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).
 
Saiba mais sobre os procedimentos de inscrição e processo seletivo
 
Quem estiver interessado em participar dessa seleção já pode se cadastrar no site da Faetec. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se dirigir a uma das 89 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Para o cadastro é obrigatório levar o CPF.
 
Para os cursos com cobrança de taxa de inscrição, ao término do cadastro, será emitido um boleto no valor de R$ 33,90, que pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento. A isenção da taxa, para quem comprovar insuficiência de recursos financeiros, poderá ser concedida por meio da apresentação de documentação solicitada no edital. O pedido poderá ser feito somente até o dia 25 deste mês.
 
O processo seletivo dos candidatos será feito por meio de provas objetivas, sendo 24 questões de Língua Portuguesa, 24 de Matemática e, para algumas modalidades, também haverá Conhecimentos Específicos (24 questões) e/ou Redação, todas no dia 2 de dezembro (domingo), a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, a argumentação, o raciocínio intuitivo e indutivo, e as estratégias para a resolução de problemas. O resultado do concurso será divulgado entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro. E a matrícula deverá ser feita de 7 a 18 de janeiro.

Fonte: Imprensa Faetec

0 comentários:

Postar um comentário