BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cabo Frio: EXPO SECOM estimula práticas sustentáveis


 
 
Circuito leva informações ao público ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre a responsabilidade individual por um mundo melhor
Os estudantes de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida (UVA) trabalham com afinco para deixar tudo pronto para a terceira edição da SECOM – Semana de Comunicação -, que será realizada em Cabo Frio, entre os dias 6 e 8 de novembro. Com o tema “Comunicação para Sustentabilidade: Informação, Mudança e Processo”, diversas palestras e oficinas serão oferecidas gratuitamente à comunidade acadêmica e demais interessados no assunto.
 
 

Uma das novidades deste ano é a EXPO SECOM, que está sendo montada por um grupo dedicado de alunos, e poderá ser visitada durante os três dias do evento, a partir das 8h. A estudante do quarto período de Jornalismo, Maria Antônia Casarões, explica que a exposição será em forma de circuito, apresentando aos visitantes todo o ciclo dos produtos, passando pela situação atual do mundo (com poluição e degradação ambiental), o estímulo ao consumismo, os impactos causados na geração de cada produto e, para finalizar, sugestões de práticas sustentáveis. Maria Antônia explica que o trabalho de pesquisa para a mostra já promoveu mudanças em sua própria vida. “É possível sim ter uma vida sustentável. Precisamos descobrir o que cada um pode fazer na sua realidade local para fazer desse mundo um lugar melhor para todos”, ressalta.
 
 
 
 
 

As palestras serão realizadas no auditório principal, a partir das 19h, com o objetivo de debater o papel da Comunicação Social frente ao tema sustentabilidade. Abrindo a rodada, na terça-feira, dia 6, será abordado o tema “Comunicação sustentável: mobilização e conscientização”, com a presença do jornalista Eduardo Nunes, que integra o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, do consultor do Sebrae Jansen Esteves e da assessora de comunicação da Prolagos, Adriana Pereira. Na quarta-feira, o tema “Práticas jornalísticas para diálogos sustentáveis” será apresentado pelo jornalista Marcelo Kanhan, diretor executivo de Relações Públicas da UVA, com a participação do correspondente dos jornais O Globo e Extra, Walmor Freitas. Encerrando o evento, na quinta-feira, dia 8, o editor da revista eletrônica Mundo do Marketing, Bruno Garcia, dividirá a mesa com Michele Urbim (Armazém Brasil) e Marciel Longo (Klabin SA) para falar sobre “Publicidade sustentável: o valor agregado à imagem e marca das organizações”.

Nos três dias de evento serão realizadas diversas oficinas simultaneamente, todas com início às 14h. As oficinas ocorrerão nos laboratórios e salas de Comunicação Social, na unidade de Avenida América Central, 900. Entre as oficinas estão: Oratória, Marketing 3.0, Planejamento de Mídias Sociais e Ferramentas para Web Media.
 
Parceria
 
Outro trabalho que iniciará durante a Secom é uma parceria dos alunos do sexto período com a empresa eco-capitalista TerraCycle, que cria produtos verdes a partir de materiais de difícil reciclabilidade e que não possuem destinação adequada, como é o caso dos tubos de creme dental e as embalagens de salgadinho. Diversos postos de recebimento de embalagens serão distribuídos no campus com o objetivo de arrecadar material, que enviado à central da empresa, que transformará em produtos como estojos, mochilas, vasos para plantas, entre outros.

 
Serviço:
SECOM 2012
Data: 6, 7 e 8/11
Oficinas: das 14h às 18h, na Unidade II (Avenida América Central, 900)
Palestras: 19h, no auditório principal (Estrada das Perynas, s/n°)
EXPO SECOM: das 8h às 22h, na praça de alimentação (Estrada das Perynas, s/n°)

 
Mais informações:
Twitter: @secomuvacf
Facebook: Secom Uva Cabo Frio
 

0 comentários:

Postar um comentário