BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cabo Frio: Fotógrafo Raoni Paiva expõe no Charitas

 
EXPOSIÇÃO “ENTRE ÁGUAS E VINDAS”
Nasci na Amazônia, à beira de um rio. Então, vindo de uma região regida pelas Águas, seja dos rios, do oceano ou das chuvas, e sabendo da sua importância, não poderia ter outro foco na vida e na arte que não fosse a Água.
 
 
Desde a ciência que nos provou que a vida só existe por causa da Água até as entidades aquáticas tão importantes dos nossos rios, como os Caruanas, o significado que Ela tem na minha vida vai além da sede. Hoje o descaso é tão grande, há tanta desgraça, tanta poluição, tanta maldade. Vejo que esquecem de onde viemos, o que rega as plantações, o que mata a sede do gado, o que refresca o calor, o que limpa, o que constrói as ondas e a chuva, que têm o som mais agradável do mundo, do que é feito o mar de que todos querem a vista e de que somos 70% Água.
 
Viver em grandes cidades até nos afasta mais dessa beleza e dessa importância. Tudo vira produto, bem de consumo, algo com um resultado intrínseco, seja na torneira, na garrafa, no chuveiro ou, até mesmo, na cervejinha do fim de semana.
Muito me impressiona tantos falarem sobre o aquecimento global, mas ninguém pensa na procedência, no trato, no tratamento, no quanto foi perdido até aquela Água chegar a seu destino final. A quantidade de poluentes jogada diretamente no oceano e em rios, pântanos e lagos, mesmo que estes abasteçam uma cidade não é divulgada, não é lembrada, não é combatida. E vem a pergunta de um milhão de dólares: Por quê?
 
 
Sendo assim, nesta exposição, busco mostrar a Água lúdica, a Água bela, a Água que mais valorizamos, mas só lembramos quando saímos da rotina de simples uso.

0 comentários:

Postar um comentário