BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 10 de novembro de 2012

Cabo Frio: Prefeitura participa do 10º Encontro Nacional de Acervo Raro

 
 
 
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, participou entre os dias 7 e 8 de novembro do 10º Encontro Nacional de Acervo Raro (ENAR) realizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

O evento, organizado pelo Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR) da Fundação Biblioteca Nacional, visa expor e discutir a realidade dos acervos raros existentes no país. Este ano, o tema do encontro foi “Critérios de Raridade de Acervos Raros e Especiais” e contou com a presença de especialistas de várias partes do Brasil.

Na ocasião, o Secretário de Fazenda de Cabo Frio, Clésio Guimarães, ministrou, juntamente com a professora de história e paleógrafa, Margareth Silva Rodrigues Alves, uma palestra sobre o projeto Memória Fazendária. O projeto que originou o site de mesmo nome é uma biblioteca digital e abriga o acervo de informações históricas e patrimoniais do município de Cabo Frio.

Idealizado pela professora Margareth Silva Rodrigues Alves, o projeto teve início em 2001 e visa resgatar, preservar e divulgar documentos e livros raros, garantindo às gerações futuras o acesso a dados importantes sobre a formação e organização do município.

Para o Secretário de Fazenda de Cabo Frio, participar deste evento foi uma importante oportunidade de trocar experiências e divulgar as ações realizadas pelo Memória Fazendária:

- Nosso trabalho visa resgatar a memória de Cabo Frio e de regiões vizinhas. Hoje é possível acessar dados históricos e atuais da cidade, como, por exemplo, nomes de vereadores, listas de patrimônios, fotos livros paleografados, dentre outros – afirmou ele.

Fonte:  Adriane Andrade/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário