BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atlas Histórico e Geográfico Escolar de São Pedro da Aldeia disponível na internet


Agora o I Atlas Histórico e Geográfico Escolar de São Pedro da Aldeia já pode ser adquirido por todos os interessados gratuitamente. A nova ferramenta pedagógica já está disponível no site oficial da prefeitura para ser baixado em arquivo PDF.

 


Arquivo SEMED

A Secretaria Municipal de Educação aldeense lançou o I Atlas Histórico e Geográfico Escolar do município durante a II Literarte, em setembro desse ano. O material foi desenvolvido pelos professores e pesquisadores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que é Mestre em História Social pela UFRJ e coordenador da pesquisa História da Aldeia de São Pedro, e Maria Catarina da Silva Azevedo, bacharel e licenciada em Geografia pela UFF. A nova ferramenta pedagógica foi entregue para todas as Unidades Escolares da cidade e na biblioteca.


Arquivo SEMED

De acordo com a Secretária de Educação, professora Alanna Frare, a elaboração do Atlas é um desejo antigo do prefeito Carlindo Filho que agora se concretiza. Ela explica que, por entender a necessidade de um material didático que abordasse as especificidades do município, como recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.394/1996 Artigo 26, desde o início de sua atual gestão o trabalho vem sendo organizado. “Esperamos que, com esse novo suporte, o aluno perceba a importância de valorizar e respeitar a história e cultura de nossa cidade. Investir na memória do município é, principalmente, formar cidadãos plenos e conscientes”, explica a Secretária.
 
Ainda de acordo com ela, a divulgação do material no site é a melhor forma de democratizar amplamente o acesso ao Atlas. “Muitas pessoas nos procuraram querendo o nosso Atlas impresso, mas, infelizmente, por razões óbvias, é impossível produzir material para atender a todos individualmente. A primeira tiragem já foi com 3 mil exemplares e atendemos a todas as Unidades Escolares do município das redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino. Além disso, sorteamos alguns exemplares e deixamos outros disponíveis para consulta na Biblioteca Municipal. Agora, todos podem ter o seu Atlas no computador ou imprimir o material”, conta.
 
Para baixar o novo Atlas basta acessar http://pmspa.rj.gov.br/atlas.pdf

Fonte: Anneliese Lobo

0 comentários:

Postar um comentário