BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NOTA OFICIAL DO ALAIR CORRÊA! SOU CANDIDATÍSSIMO!!




NOTA OFICIAL DO ALAIR CORRÊA !!!!!

SOU CANDIDATÍSSIMO, VENCEMOS NO TRE

Do lugar que eu menos esperava acabei de ter uma grande vitória!! No TRE, nesta quinta feira, pelos seguintes fatos que passarei a narrar:

• A intenção do candidato apoiado pelo prefeito e governador de reter o processo do meu registro no Rio, deu errado. O embargo foi votado e o processo, agora, subirá para o TSE.
• O embargo do meu adversário, tentando incluir meu nome no rol da Lei Ficha Limpa foi NEGADO pelo TRE.
• O outro embargo do meu adversário pedindo que o Tribunal retirasse meus NOME e FOTO da urna, também foi NEGADO;
Finalmente, com essas decisões, encerramos qualquer ação dos adversários contra a minha candidatura no TRE. Já que agora esses casos estão a cargo do TSE que já incluiu meu nome e foto nas urnas.
SOU FICHA LIMPA!
SOU CANDIDATÍSSIMO!
E VOU VENCER A ELEIÇÃO, COM A BENÇÃO DE DEUS!!!

fonte: perfil do facebook de Toninho Corrêa

ALAIR CORRÊA: UM DOS POUCOS EXEMPLOS, EM NOSSO PAÍS, DE ADMINISTRADOR PÚBLICO EFICIENTE



(comentário publicado em 18/01/2012 no www.blogdoalaircorrea.com.br )

Quem conheceu e viveu a transformação de Cabo Frio durante o governo de Alair Corrêa sabe que a cidade simplesmente renasceu, tornando-se referência nacional. Foi devido às transformações ocorridas no seu governo que a cidade se fez promissora e atrativa, assumindo sua vocação turística por natureza. Alair não pegou uma cidade com boa infraestrutura. Pelo contrário, a cidade era carente em muitos aspectos.
 
Ele conseguiu elevá-la a um nível tal que tornou-se conhecida como a “capital da Região dos Lagos”. Se clicarmos aqui, http://blogdoalaircorrea.com.br/realizacoes/, podemos comparar tudo que foi realizado com uma arrecadação infinitamente menor.
 
O governo atual já pegou a cidade bem avançada nos diversos setores, mas, MESMO RECEBENDO MAIS DE QUATRO VEZES O VALOR DE ROYALTIES DO QUE O GOVERNO ANTERIOR, não conseguiu manter o nível de desenvolvimento, fazendo a cidade decair enormemente na qualidade dos serviços básicos, elevando os índices negativos e perdendo reconhecimento nacional no turismo.
Precisamos entender que administrar eficientemente sempre foi considerado um dever do administrador. A eficiência é um dos princípios previstos na Constituição Federal , e consiste em atingir a finalidade da administração pública (realização do bem comum) utilizando quantidade menor de recursos possível.
 
Os números são a melhor maneira de visualizar a completa distinção do estilo administrativo das duas gestões. A gestão de Alair, ao mostrar que, COM POUCOS RECURSOS, é possível realizar muito e bem feito em prol da saúde, educação, infraestrutura, economia local e segurança, é um exemplo de êxito na realização do bem comum e da implantação da eficiência na administração pública. A gestão atual, ao contrário, ao não conseguir manter as conquistas obtidas pela cidade e, pior, possibilitar a elevação de índices negativos, mostra que não aprendeu o significado de eficiência. E ainda, como o problema não foi falta de recursos, resta claro que não houve uma priorização de investimento nas questões que devem constituir os reais objetivos de um administrador público.

p.s.: valor total de royalties recebidos por Cabo Frio durante 8 anos da gestão de Alair Corrêa:
R$305.464.914,17
 
valor total de royalties recebidos por Cabo Frio em 7 anos da gestão de Marcos Mendes (até dez/2011):
R$1.275.037.844,14
   

Fonte: Luciana G. Rugani

27 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS


 
 


Hoje, quinta-feira, é comemorado o dia Nacional de Doação de Órgãos. De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, existem dois tipos de doação de órgãos: o doador vivo, que pode doar parte do seu fígado, um dos rins, medula e sangue, e o doador em morte encefálica.

“Neste último caso, o quadro de lesão cerebral é irreversível, sem possibilidade de recuperação, ou seja, significa que o paciente foi a óbito. Há uma avaliação rigorosa e criteriosa para constatar o diagnóstico de morte encefálica e, assim, possibilitar a doação de órgãos”, afirma Dra Giovana Colozza, médica responsável pela UTI Adulto e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT – do HUSF.

No Brasil, não há documento que comprove o interesse em ser um doador. O único meio de comunicar sua vontade é verbalmente, por isso, é importante que se manifeste o desejo em vida para os familiares.

Vale lembrar que existem muitas pessoas na fila aguardando por um órgão, sendo esta a única chance de voltar a enxergar, respirar melhor, não depender da máquina da hemodiálise, entre outras funções vitais.

Considerando que a perda de um ente querido é um momento difícil para toda a família, decidir sobre a doação de órgãos não é fácil. Porém, reflita sobre as vidas que podem ser salvas e que, um dia, você ou mesmo um familiar pode estar à espera deste ato.

Informe a seus familiares sua vontade de ser um doador de órgãos. Esta atitude vale uma vida.


Colaboração: Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT - do HUSF.


AGENDA ALAIR CORRÊA 11

 
Festival Literário agrega valor cultural à Festa Portuguesa em Cabo Frio

Angela Ro Ro e Kledir Ramil estão na programação de batepapo com o público
Angela Ro Ro e Kledir Ramil estão na programação de batepapo com o público


Cabo Frio já vivencia o clima da Festa Portuguesa, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. Bandeiras com as cores de Portugal foram distribuídas por toda a cidade. Nos postes e em pontos estratégicos, as pequenas flâmulas lembram o evento que acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro. A Festa é uma alusão à colonização portuguesa no Brasil e sua influência em Cabo Frio, sétima cidade mais antiga do país e com fortes indícios da arquitetura lusitana.
 
Além de shows de MPB e música tradicional de Portugal, gastronomia e artesanato, o público também terá a oportunidade de conhecer famílias que colaboraram para a colonização e crescimento econômico de Cabo Frio durante a solenidade de entrega da Comenda Feitoria do Brasil, que será realizada no dia 27, às 20h, no Charitas.
 
No dia 28, sexta-feira, terá início o evento “Tardes Literárias”, que também faz parte da programação da Festa Portuguesa em Cabo Frio e é cuidadosamente elaborado para brindar o encontro entre as culturas e a língua portuguesa, com a presença de renomados profissionais que interagem com o público em um bate-papo informal.
 
As “Tardes Literárias” acontecerão no Charitas, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Nos dois primeiros dias terão início às 18h e no dia 30, domingo, às 17h. A programação literária tem a curadoria de Fernanda Pereira Barbosa.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
28/09 (sexta-feira) – 18h
 
Bate-papo com o músico, cronista e compositor Kledir Ramil e com o professor Cláudio Cesar Henriques
Tema: “Artes, Saberes e Curiosidades em torno da Língua Mãe”
Mediadora: Professora Patrícia Corado - Instituto Federal Fluminense
29/09 (sábado) – 18h
Bate-papo com a compositora e cantora Angela Ro Ro
Tema: “Só nos Resta Viver, usando bem a Língua Portuguesa”
Convidada: Professora Mônica Cabral - Universidade Veiga de Almeida e Ferlagos
Mediador: Professor Fábio Coelho - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
30/09 (domingo) – 17h
 
Bate-papo com a professora e pesquisadora de História da Região, Rose Fernandes
Tema: “Igreja-Cemitério: Sagrado-Profano, a Festa da Morte”
Convidada: Professora e Paleógrafa Margareth Silva Rodrigues Alves - Universidade Estácio de Sá
Mediadora: Professora Patrícia Corado - Instituto Federal Fluminense
 
Palestrantes Convidados
Kledir Ramil - Nascido em Pelotas, Rio Grande do Sul, é um dos mais brilhantes e populares cantores e compositores do Brasil, tendo se consagrado como músico com a dupla formada com seu irmão Kleiton.
 
Kledir também se destaca como escritor, conquistando cada vez mais leitores por meio das suas crônicas de “alargar riso, cheias de bossa, cheias de estilo, cheias de sedução”. Com o seu livro de estréia, a coletânea de crônicas Tipo Assim, o autor despontou como uma das grandes revelações da literatura brasileira. O sucesso do livro foi tanto que Kledir foi convidado para apresentar um programa de crônicas na TV por assinatura (Canal Brasil), no qual lê os seus textos para os telespectadores, e também passou a assinar uma coluna no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Com muito humor e muita poesia, textos leves e provocantes, Kledir Ramil conquistou o público e a mídia.
Na crônica “Um Breve Currículo”, por exemplo, o autor se apresenta: “Kledir Ramil – um dos maiores cantores da história da Música Popular Brasileira, com 1,80m de altura (...). Descendente direto de Albert Schweiter, Jean-Paul Sartre e Barão de Itararé, de quem herdou, além do sangue nobre, a capacidade de passar o dia inteiro pensando besteira. Primo irmão de Cameron Diaz, pretende viajar em breve para Los Angeles com a intenção de aproximar os laços familiares e atualizar a árvore genealógica (...). Teve um intenso caso de amor com a atriz Greta Garbo, mas foi tão discreto que nem ela ficou sabendo.”
 
Claudio Cezar Henriques - Professor, filólogo e escritor brasileiro, bacharelou-se em Letras pela UFRJ e obteve na UFF o grau de mestre em Língua Portuguesa. Fez o curso de doutorado em Literatura Comparada na UERJ e de pós-doutorado em Lexicografia na USP. Carioca, exerce o magistério desde 1972. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de onde é professor desde 1977, foi Diretor do Instituto de Letras, Coordenador do curso de Doutorado e é atualmente Professor Titular de Língua Portuguesa por concurso. Também leciona nos cursos de Letras da Universidade Estácio de Sá e presta assessoria a empresas como consultor de língua portuguesa. É membro eleito da Academia Brasileira de Filologia (ocupa a cadeira n.º 8), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do GT de Lexicografia, Lexicologia e Terminologia da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística). É Membro do CIAD (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso - UFRJ - UFF - UERJ).
 
Ângela Ro Ro – Cantora e compositora competente, foi gravada por vários artistas, dentre os quais destacam-se Maria Bethânia, Barão Vermelho, Marina Lima, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Toni Platão; Simone e Zélia Duncan. Começou a estudar piano clássico aos cinco anos, influenciada por ícones como Maysa, Jacques Brel e Ella Fitzgerald, a quem elegeria posteriormente como ídolos musicais.
 
Ao longo de seus 30 anos de carreira, gravou mais de 100 canções de sua autoria. Várias delas alcançaram grande sucesso, entrando para o hall dos clássicos da MPB, como Amor, Meu Grande Amor, Gota de Sangue, Tola Foi Você, Bárbara (Chico Buarque / Ruy Guerra), Fica Comigo Esta Noite (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves), Escândalo (Caetano Veloso), Demais (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira), Você Não Sabe Amar (Carlos Guinle / Dorival Caymmi / Hugo Lima) e Gota D'Água (Chico Buarque).
 
O apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca, características que fazem também o diferencial da voz, um pronunciado sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal "a" muitas vezes encavalada na consoante "r", de maneira rasgada e aberta; a fala rápida e atropelada acentua essas características.
 
Mônica Cabral - Bacharela e Licenciada em Letras – Português/Literatura, Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Mestre em Língua Portuguesa pela UFRJ, além de Master Practitioner em Programação Neurolinguística.
 
Rose Fernandes - Professora e pesquisadora de História da Região. Autora do livro “Igreja-Cemitério: Sagrado-Profano, a Festa da Morte”. Foi a responsável pela pesquisa histórica que originou a exposição com a réplica da “Roda dos Expostos”, no Charitas, em Cabo Frio.
 
Margareth Silva Rodrigues Alves - Paleógrafa pela Universidade de Madrid, Professora de História pela Universidade Veiga de Almeida, Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Autora do Projeto Memória Fazendária que abrange o período do início do século XX e mostra de forma bem nítida a evolução de Cabo Frio através dos registros forais.

Fonte:  Eliane Ribeiro / PMCF
No Rio não esqueça vote certo vote jairinho 20126

 
 
Saquarema: CACS divulga programação cultural de outubro

O Salão de Artes Plásticas e Literatura da ABD inscreve até 10 de outubro
O Salão de Artes Plásticas e Literatura da ABD inscreve até 10 de outubro


O Círculo Artístico Cultural de Saquarema (CACS) está com variada programação cultural para o mês de outubro. O espaço, que funciona na loja 51 do Lake's Shopping, realiza este mês o II Salão de Artes Plásticas e Literatura da ABD, palestra sobre educação emocional, show musical, teatro, dança de salão e poesia. Confira as datas e se programe.
 
Inscrições para Salão da ABD - Estão abertas até 10 de outubro as inscrições para o II Salão ABD/CACS, de artes plásticas e literatura. Mais informações pelos fones (22) 9849-6598 e 2651-8409 ou no blog cacs-saquarema.blogspot.com.
Educação Emocional - Curso quinzenal, ministrado pela psicóloga Stelamari Barbosa Baptista. Início previsto para 30/10, de 14h às 16h. O curso se compõe de 10 encontros, com investimento de R$ 100 por encontro.
 
Programação de Eventos
 
02/10 - Terça-feira - Terça Poética das 20 às 22h, evento semanal, entrada franca.
09/10 - Terça-feira - Terça Poética das 20 às 22h, evento semanal, entrada franca
13/10 - Sábado - Abertura ao público do Salão ABD/CACS que ficará em cartaz até o dia 20/10
16/10 - Em virtude do lançamento dos livros dos escritores Roseana Murray e Juan Arias, às 19h, na residência do casal, não haverá Terça Poética.
20/10 - Sábado - Enceramento do Salão da ABD/CACS com a solenidade oficial de entrega de homenagens e outorgas, e premiação dos artistas participantes, finalizando com um coquetel para os convidados.

23/10 - Terça-feira - Terça Poética das 20 às 22h, evento semanal, entrada franca
25/10 - Quinta-feira - Show com Erica Vidal e Tuta Queiroz
27/10 - Baile de dança de salão com a professora Márcia Amorim. Mais informações pelo tel (22) 92513398
28/10 - Teatro infantil - Direção: Deborah Oliveira.
30/10 - Terça-feira - das 14 as 16 h - Inicio do curso de educação emocional.
30/10 - Terça-feira - Terça Poética das 20 às 22h, evento semanal, entrada franca

Fonte: Camilo Mota

Rio das Ostras: Festival de Inverno movimenta restaurantes locais

 
 
 
Com o objetivo de movimentar a economia e fomentar as vendas no setor de bares e restaurantes, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Rio das Ostras – SindOstras e o Convention & Visitors Bureau estão promovendo o 1º Festival de Inverno do município.

O evento ocorre até o dia 30 de setembro e vai contar com a participação de 15 estabelecimentos. O formato do festival será simples: cada estabelecimento oferecerá ao cliente um prato gourmet especial individual para o festival, que virá acompanhado de uma taça de vinho da vinícola Casa Valduga, ao preço de R$ 20,00.

Dentro da programação do Festival, neste sábado, dia 22, o público terá a oportunidade de assistir ao show de Jefferson Gonçalves & Banda, que acontecerá a partir das 19h, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro. A entrada é franca.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Divulgando Arte e Cultura

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Encontro com os Jovens, Hoje dia 26 no Tamoio

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rio das Ostras tem mais 12 atletas confederados

 
 
Devido ao bom desenvolvimento dos projetos esportivos mantidos pela Prefeitura de Rio das Ostras, a Confederação Brasileira de Atletismo – CBAT, confederou neste mês mais 12 alunos do projeto “Escola de Atletismo” da Secretaria de Esporte e Lazer. Implantado no município desde 2006, a Escola conta, hoje, com 40 atletas que podem se destacar em campeonatos nacionais.

Rio das Ostras foi o primeiro município do Rio de Janeiro a ter uma equipe de atletas na Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro – Farj. Este é o primeiro passo para quem deseja ser Confederado. “Inicialmente, avaliamos se o aluno tem potencial para encarar um grande campeonato e federá-lo. Só então batalhamos pela confederação dos alunos”, explica o coordenador técnico do projeto, Wellington Chagas.

Para o coordenador, o caminho é árduo e exige muito esforço, tanto do treinador quanto dos atletas. “Sem dúvida esta é uma grande conquista. Exijo muita disciplina, assiduidade e concentração. Tenho a consciência que preciso pegar pesado com eles para que se aperfeiçoem e melhorem sempre”, conta.

Amanda Pontes, atleta de salto a distancia conta que precisou de muita dedicação. “Assim que soube que poderia viajar pelo Brasil competindo não perdi tempo, agarrei todas as oportunidades. Me dedico nos treinos o máximo que posso e não falto as aulas na Vila Olímpica. Quando consegui a confederação fiquei muito satisfeita, pois sei o quanto batalhei para chegar lá”, relata a adolescente.

Lucas Mota, atletas da modalidade de lançamento de dardo, conta o quanto o esporte é importante. “Embora queira me dedicar as atividades, sei que os estudos não devem ficar de lado. Sempre soube que não poderia deixar faltar com eles. Hoje, fico menos na rua e me dedico mais à escola e ao esporte. Por causa do projeto oferecido pela Prefeitura, consigo me concentrar mais e ser mais atento no colégio. Hoje minhas notas estão bem melhores”, conta.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Carlos Alberto Marins, a construção da Vila Olímpica facilitará os treinos e o aperfeiçoamento dos atletas. Segundo ele, o espaço foi elaborado para oferecer a melhor infraestrutura para os projetos esportivos em toda a região.

“Nossos alunos têm todas as possibilidades de se destacar, não apenas na Região dos Lagos, mas, em todo o Estado e no Brasil. Isto, porque agora temos uma excelente estrutura na Vila Olímpica com espaço próprio e equipamentos profissionais. A atual administração municipal sempre investiu no esporte e nos atletas locais”, conta.

CAMPEONATO - Os alunos da modalidade mirim do projeto “Escola de Atletismo”, participarão, entre os dias 21 e 23 de setembro do Campeonato Estadual de Atletismo. Cerca de 60 equipes confederadas participarão das disputas no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no complexo do Maracanã.
Cabo Frio: Inscrições para o Projeto Protejo terminam nesta sexta-feira, 28 de setembro

 
 
Os jovens, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 24 anos, que ainda não se inscreveram no Projeto Protejo, têm até o dia 28 de setembro para se cadastrarem. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Ministério da Justiça e envolve as Secretarias Municipais de Ordem Pública e Assistência Social.

Criado em 2007, por meio de um desdobramento do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança com Cidadania, o Projeto Protejo tem como objetivo acompanhar e proteger os jovens expostos à violência doméstica e urbana, além de oferecer oportunidade profissional, inserção no mercado de trabalho e formação de cidadania aos participantes.

Por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Cabo Frio e o Ministério da Justiça (PRONASCI), o projeto prevê a inscrição de 100 jovens, que serão selecionados por uma equipe de assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social e DEGASE - Departamento Geral de Ações Sócio Educativas, Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça e Juizado da Vara de Infância e Juventude.

Todas as atividades desenvolvidas pelos jovens do projeto em Cabo Frio serão realizadas pela Secretaria de Ordem Pública em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e de Governo – EGP/Escritório de Gerenciamento de Projetos, tendo como parceiros IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus e Previu Consultoria e Gestão de Negócios.

As inscrições para o Protejo podem ser feitas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Monte Alegre e na Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Souza até o dia 28 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Nos locais de inscrição os candidatos preencherão uma ficha de avaliação sócio-econômica, necessária para o processo de seleção. O jovem selecionado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00, a partir do terceiro mês de participação no projeto, desde que mantenha uma frequência, de, pelo menos, 75% de participação nas atividades.

A divulgação do resultado do processo seletivo será realizada no CRAS de Monte Alegre e em jornais de circulação local.
 
Fonte: Adriane Andrade/PMCF
São Pedro da Aldeia: Teatro para a garotada gratuitamente
 
 
 
Hoje, dia 26, acontecerá no Teatro Dr Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, a apresentação da esquete "Os Brinquedos da Bebel", do Programa Estrada para a Cidadania da CCR ViaLagos. As apresentações acontecerão em dois horários: Das 8 horas às 11 horas e das 11horas às 15:30 horas. Entrada Franca.
Cabo Frio: Encontro Internacional de Corais acontece entre 27 e 29 de setembro

 
 
Entre os dias 27 e 29 de setembro, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realiza o XXVI Encontro Internacional de Corais da cidade, uma iniciativa do maestro Ruy Capdeville e da Associação Artístico-Cultural Cantavento. O evento conta com o apoio da Ferlagos e da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assumpção.

Nesta edição a cidade recebe corais internacionais vindos do Peru e Paraguai, além dos nacionais de Brasília, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
 
 
 
 
Os Encontros de Corais de Cabo Frio têm sido um acontecimento cultural que traz orgulho não só para o município, mas para o Brasil inteiro. Já estiveram em Cabo Frio quatro corais dos Estados Unidos, dez da Europa (Polônia, Alemanha, França, República Tcheca, Croácia, Itália e Portugal) e diversos da América Latina (Venezuela, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e, principalmente, Argentina com 13 corais distintos) e quase todos os melhores corais do Brasil.
 
 
 
 
- Com estas preciosidades se apresentando de graça na cidade, será uma pena se deixarem de prestigiar esta festa da música, que vai elevar e aperfeiçoar o nosso espírito. Esperamos você, que quer ter alegrias vindas da arte, da arte que vem de Deus – declarou, emocionado, o maestro Ruy Capdeville, organizador do Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio.
 
 
 
 
O Concerto de Abertura oficial do evento será realizado às 19h30 desta quinta-feira, dia 27, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Na sexta-feira e no sábado, dias 28 e 29, respectivamente, haverá concertos no Teatro Municipal, às 19h30, e na Igreja Matriz, às 21h, possibilitando que ambos sejam assistidos. Para esses concertos, haverá rodízio dos corais que se apresentam no Teatro e na Igreja. Quem assistir às apresentações de sexta e sábado, no mesmo local, poderá escutar todos os corais visitantes.
Abaixo, lista dos corais visitantes nos concertos internacionais:
*CORO FEMENINIO DE LA PUC DEL PERU – Peru - Regente: Isabel Salas Rivera
*CORUCI – Universidade Católica de Encarnación - Paraguai – Regente: Javier Goligorsky
*MADRIGAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – Brasília - Brasil – Regente: David Junker
*CORAL E CONJUNTO ORQUESTRAL EDELWEISS - São Bento do Sul, SC – Brasil – Regente: Leonés Rudnick
*GRUPO VOCAL MOLHO INGLÊS – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – Regente: Crismarie Hackenberg
Corais Anfitriões
*Coral Cantavento-Ferlagos, Cabo Frio, RJ - Maestro Ruy Capdeville
*Coral Rainha Assunta - Cabo Frio, RJ - Maestro Ruy Capdeville.
 
 
Fonte: Eliane Ribeiro/PMCF
Cabo Frio: Festa Portuguesa oferecerá diversificada programação entre 27 e 30 de setembro

 
 
A oitava edição da Festa Portuguesa, evento realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, oferecerá diversificada programação animando o fim de semana de cabofrienses e visitantes.

A proposta da Festa, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro, é evidenciar a ligação entre a cultura brasileira e a portuguesa na literatura, artes plásticas, teatro, música, cinema e gastronomia, além de homenagear as famílias portuguesas que contribuíram para a construção da história de Cabo Frio.

A Festa Portuguesa envolverá vários locais da cidade, como os centros culturais e os restaurantes, que durante o evento apresentarão um cardápio especial da culinária portuguesa com um prato típico em seu cardápio, sempre com inspiração portuguesa.

No Boulevard Canal, local de maior concentração do evento, foi construída uma típica vila portuguesa, com casas que atuarão como pequenos restaurantes servindo mini porções das delícias da culinária lusitana, além dos tradicionais doces portugueses. Além das casas da Vila, os visitantes poderão saborear vinhos portugueses e aperitivos tradicionais na adega flutuante que ficará aportada no Canal do Itajuru.

O público também se divertirá com shows e performances de artistas brasileiros e portugueses e terá a oportunidade de um bate-papo literário com importantes nomes da literatura brasileira que participarão das Tardes Literárias que acontecerão no Charitas.
Confira a programação geral da VIII Festa Portuguesa em Cabo Frio:
27 de setembro – quinta-feira
CHARITAS:
20h – Entrega da Comenda Feitoria do Brasil
BOULEVARD CANAL
20h – Atração de Cabo Frio: Juliana Feliciano e Banda
21h30 – Atração Nacional: Dalton
23h – Atração Portuguesa: Típicos da Beira
28 de setembro – sexta-feira
CHARITAS - Tardes Literárias
18h – Bate-papo com o compositor e cronista Kledir Ramil e Prof. Dr. Cláudio Cesar Henriques
Tema: “Artes, Saberes e Curiosidades em torno da Língua Mãe”
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado - Instituto Federal Fluminense
BOULEVARD CANAL
20h – Atração de Cabo Frio: Cya Black
21h30 – Atração Nacional: Tributo a Tim Maia (Banda Nova Régia)
23h – Atração Portuguesa: Clemente
29 de setembro – sábado
CHARITAS - Tardes Literárias
18h – Bate-papo com a cantora e compositora Angela Ro Ro
Tema: “Só nos Resta Viver, usando bem a Língua Portuguesa”
Convidada: Prof.ª Mônica Cabral - Universidade Veiga de Almeida e Ferlagos
Mediador: Prof. Dr. Fábio Coelho - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
BOULEVARD CANAL
19h – Rancho Folclórico Luiz e Camões
20h – Atração Cabo Frio: Banda Palco
21h30 – Atração Nacional: 14 Bis
23h – Atração Portuguesa: Roberto Gomes
30 de setembro – domingo
CHARITAS - Tardes Literárias
17h – Bate-papo com a Prof.ª e Pesquisadora de História Regional Rose Fernandes
Tema: “Igreja-Cemitério: Sagrado-Profano, a Festa da Morte”
Convidada: Paleógrafa e Prof.ª Margareth Silva Rodrigues Alves - Universidade Estácio de Sá
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado - Instituto Federal Fluminense
BOULEVARD
20h – Atração de Cabo Frio: Mare Mar
21h30 – Atração Nacional: Eduardo Canto
23h – Atração Portuguesa: Os Navegantes
Bandas Portuguesas todos os dias tocando nas ruas:
Fernando Santos e Amigos
Amigos do Alto Minho
Banda Irmãos Pepino
EXPOSIÇÕES:
Central de Embarques de Barcos de Passeio
Exposição de Fotografias da Região
*Frederico Santa Rosa
*Bety Tavares
*Reizinho Azevedo
CHARITAS
Exposição dos Brasões das famílias portuguesas de Cabo Frio
 
 
Fonte:  Eliane Ribeiro/PMCF

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agradecimento a COLUNA ELIANE GUEDES



Queria registrar o carinho da amiga Eliane Guedes pela homenagem e as palavras de carinho para comigo.

Nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam, que respeitam os artistas em toda forma de Artes e nos acolhem com tanto carinho. É certo que tenho passado momentos muito difíceis de saúde. E comigo estão sempre os verdadeiros amigos, dando-me palavras de conforto e ânimo. Sou grata a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas e do bem, de coração aberto e firme. Quero agradecer a você, Eliane, ao Ricardo Varella e a Karen por tudo. Em especial por estar ao meu lado, sempre. Saiba que eu também quero fazer por vocês o que for possível. Disponha da minha amizade sincera. Meu eterno agradecimento.
 

Olá.
 
 

Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo
 




Hoje minha homenagem vai para um artista plástico e poeta, que imprime em suas obras a sensibilidade e a marca do Bem.


Idealizador do Projeto Essências Antologia da Região dos Lagos, este artista, membro de várias acadêmias e premiadíssimo por elas, superou-se e em conjunto com a AleArt Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos, lançou Essências Antologia da REgião dos Lagos.
Ao Artista Carlos Ribeiro, nossa reverência pelo que representa na Cultura de nossa região.
A Casa Atelier recebeu no ultimo dia 15 de setembro a Artista Denise Emery, que veio ministrar o Curso de Certificação de Pinceis da Condor, em nossa região.
Curso inteiramente gratuito, que trouxe o conhecimento técnico na utilização do que há de mais moderno em pinceis, com as técnicas desta excepcional artista, que com sua formação em Belas Artes, nos brindou com seu conhecimento.

Artesãos e artistas plásticos de vários municípios do Rio de Janeiro, tiveram nesta oportunidade única, a possibilidade de estar com esta Industria , no que há de melhor, as turmas estiveram totalmente lotadas. A todos que participaram nossos agradecimentos.

Viu, quando temos propostas desprovidas de interesses pessoais, e pensamos no coletivo em prol da arte que praticamos, as coisas caminham por si só.

A importância em sair do discurso do ¨eu faço¨ou do ¨eu sou¨, para a realização do que acreditamos, com planejamento, nos dá a grande possibilidade do sucesso.

Estou convencida de que muito há de ser feito, devemos tomar como lição a organização e planejamento dos atores, atrizes, poetas e poetisas, que vem a cada dia ocupando mais espaços com sua arte e arregimentando um sem número de admiradores. A eles meu respeito e orgulho de ser artista em Cabo Frio, vencendo a cada dia cada uma das dificuldades que surgem, mais sem esmorecer avançando sempre.

Agora na Casa Atelier, além dos cursos de Artesanato, temos as aulas de Capoeira, com o Professor Jonas Rato e aulas de Violão, óleo sobre tela, escultura em argila com o Artista JC Moraes, que assim como o Professor Jonas da Capoeira, prestigia a Casa Atelier.

Assim vamos crescendo , agregando talentos e muitos ainda virão.

Se você quiser conhecer um pouco mais das nossas artes, visite meu Blogwww.elianeguedesatelier.blogspot.com.br

Ou venha tomar um cafézinho e conversar um pouco sobre arte e cultura, aguardo voce

Não esqueça: Dignidade ao Artista, Respeito à Cultura


E que voce sela muito feliz fazendo Artesanato.

Até Breve


Eliane Guedes


Casa Atelier Rua Francisco Paranhos 428. Vila Nova Cabo Frio RJ

Telefone 022 9937-6786





Cores da Festa Portuguesa decoram Cabo Frio

 
 
As cores verde e vermelho, da bandeira de Portugal, já anunciam que a Festa Portuguesa em Cabo Frio está se aproximando. O evento, em sua oitava edição, é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo com apoio da Secretaria de Cultura, e acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro.

Os cabofrienses e visitantes já observam que as flâmulas de divulgação, que decoram as ruas da cidade, dão o tom da festa. A Vila Portuguesa, um dos espaços de gastronomia e artesanato também já começou a ser montada. A estrutura está sendo erguida na Orla Scliar e vai reunir lojinhas com artesanato e degustação de doces portugueses, petiscos, caldos, vinhos e cerveja.
 
 
 

O artesanato apresentado na Vila Portuguesa terá representantes do Projeto Empreender, Mulheres Empreendedoras, Amigas da Mama, CRAS, Projeto OMDA, 100% Artesão, Arte Sustentável, Artesanato de Cabo Frio e do G.I.O.S. - Grupo Integrado de Obras Sociais.
Além da Vila, barcos-adega ficarão atracados ao longo do Boulevard Canal e comercializarão petiscos diversos e bebidas em geral. Os restaurantes participantes do evento serão identificados por banners com a foto do prato oferecido.

O evento contará com uma animada programação musical com shows de MPB e a tradicional música de Portugal, com apresentação de ranchos folclóricos e fanfarras.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL:
Dia 27/09 – Quinta-Feira
20h – Juliana Feliciano e Banda
21h30 – Dalton
23h – Típicos da Beira
Dia 28/09 – Sexta-Feira
20h – Cya Black
21h30 –Tributo a Tim Maia
23h – Clemente
Dia 29/09 – Sábado
19h – Rancho Folclórico Luiz e Camões
20h – Banda Palco
21h30 – 14 Bis
23h – Roberto Gomes
Dia 30/09 – Domingo
12h – Banda Irmãos Pepino
20h – Mare Mar
21h30 – Eduardo Canto
23h – Os Navegantes
Nos dias do evento as ruas da cidade também estarão no clima da Festa Portuguesa com a participação de Fernando Santos, da Concertina Nota 10 e dos Amigos do Alto Minho.
 
Fonte: Eliane Ribeiro/PMCF