BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 19 de março de 2013

Em Cabo Frio: Curso de Literatura de Afrodescendentes


 

Integrando as atividades da XXIII Semana Teixeira e Sousa começou na segunda-feira, dia 18, e prossegue até sexta-feira, 22, o Curso de Literatura de Afrodescendentes na Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, das 14h às 16h, com a mestra em Letras Cecy Barbosa. O objetivo do curso é traçar um panorama da literatura escrita por afrodescendentes brasileiros, a partir do século XIX até os nossos dias.
 
De acordo com Barbosa, o curso pretende, ainda, abordar questões relativas à literatura, etnicidade e cidadania, mostrar a importância da literatura escrita por afrodescendentes e situá-la dentro do contexto literário brasileiro, além de divulgar a vida e obra destes autores.
 
- Atividades deste tipo são muito importantes, ainda mais inseridas num evento multicultural como a Semana Teixeira e Sousa – disse a mestre em Português, Literatura e Inglês.
 
Ainda segundo a professora, o curso pretende realçar o comprometimento étnico em autores brasileiros e propiciar a discussão de ações pedagógicas que excluam discriminações. As aulas são direcionadas a professores do ensino elementar e fundamental, além de adultos interessados em literatura. Ao final do curso aqueles que tiverem 75% de freqüência serão contemplados com certificado de participação.
 
Programa do Curso
 
- Visão geral da literatura escrita por afrodescendentes no contexto sócio-político brasileiro do século XIX (Luiz Gama);
- Os primeiros romancistas: Teixeira e Sousa, Maria Firmina e outros.
A poesia e o conto no início do século XX.
- Manifestações culturais e o Movimento Negro. O surgimento do Quilombo hoje e os Cadernos Negros.
- Escritores contemporâneos.
SERVIÇO
Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira
Praça Dom Pedro II, 47 – Centro – Cabo Frio
Telefones: (22) 2646-5830 e (22) 2647-7440

0 comentários:

Postar um comentário